AGIL. Associação gráfica de Ílhavo reúne novos nomes da criação artística nacional para encontro com a comunidade
A ideia passa por procurar criar encontros que transcendam barreiras geográficas e culturais.
A AGIL, Associação Gráfica Ilhavense, realiza no dia 24 de Setembro, durante a tarde, no pátio da drogaria Os Vizinhos, em Ílhavo, a segunda edição da Matiné AGIL, novamente sob a forma de uma feira de arte, reunindo 16 artistas e projetos das áreas da ilustração, artes plásticas, literatura, design ou cerâmica. O momento pretende criar um lugar de encontro em comunidade, associando à mostra e venda de produtos uma dinâmica de celebração.
Esta será a segunda edição de um evento que lançou, há três anos, a associação cultural ilhavense, tendo sido então o pátio da Confraria Camoniana de Ílhavo o lugar que deu acolhimento a esta ideia. Acaba por ser, desta forma, uma espécie de festa de aniversário que, após dois anos de pandemia, se pode voltar a realizar em pleno.
O projeto cultural que se estrutura em torno de uma gráfica de vocação artística volta a levar, assim, a Ílhavo, novos nomes da criação artística nacional para um encontro com a comunidade, procurando criar encontros que transcendam barreiras geográficas e culturais, como tem procurado fazer ao longo dos últimos três anos. “Quem visitar, poderá contar com um ambiente animado, comprometido com a criatividade mas totalmente descomprometido com o protocolo.”, pode ler-se num comunicado da associação.