Álbuns com Pó. O colombiano Combo de Sabores de Julián

por Francisco Espregueira,    6 Março, 2021
Álbuns com Pó. O colombiano Combo de Sabores de Julián
PUB

Originário da Costa Pacífica da Colômbia, o grupo Julián y su Combo surgiu em 1962, liderado pela mão canhota de Julián Angulo Ponce. Durante um período de 20 anos, Julián y su Combo lançaram oito discos (com variações de nomes para as suas bandas), explorando uma onda sonora que o próprio Angulo descreve como “som afro-antilhano” — que combina elementos cubanos, fusões latinas vindas de Nova Iorque, sonoridades porto-riquenhas e as próprias tradições tropicais da Colômbia. Foi fazendo esta música, como quem cozinha vários ingredientes que sabem melhor juntos, que Julián y su Combo se tornaram populares nas cidades de Cali e Buenaventura, estabelecendo-se durante a década de ‘70 nas metrópoles de Bogotá e Medellín.

A Buenaventura é uma das principais obras deste místico conjunto colombiano, originalmente editada pela Indústria Fonográfica Metrópoli de Medellín, não se sabendo até ao dia de hoje a sua data original de lançamento. Provavelmente, viajamos até ao fim dos anos ‘60 ou início dos ‘70, sendo que A Buenaventura foi posteriormente reeditado pela INS em 1975. Trata-se de um verdadeiro diamante de música latino-americana, sendo que neste álbum é possível escutar Julián y su Combo no seu melhor. Os arranjos de jazz e swing do grupo distinguem-se pela energia da guitarra rítmica, marca sonora de Angulo, por uma secção rítmica quente e por uma potente linha de sopros composta por dois saxofones e uma trompete, mas com o acrescento ocasional de um clarinete ou de uma flauta (para dar aquele sabor extra a Cuba). O cantor José Arboleda empresta uns impressionantes vocais afro-colombianos que nos trazem a sentimentos mais terrenos e nos alegram.

Voltemos a 2021. A Vampisoul é uma das mais respeitadas editoras do planeta, dedicando-se desde 2002 exclusivamente à reedição de inúmeros discos históricos, que de outra forma nunca voltariam a ver a luz do dia. Talvez alguns deles continuassem circunscritos aos meios locais de onde têm origem, sem nunca chegarem às colunas ou headphones de um tipo em Portugal, na Alemanha ou no Japão. A Buenaventura, cuja reedição em vinil ficou disponível para compra recentemente através da Vampisoul, é um disco de coleccionador, altamente procurado e muito popular entre os DJ’s que gostam de explorar o género. É também uma obra-prima, não só pela energia que carrega (uma espécie de “salsa brava”), mas também pela diversidade sonora que expressa. É um disco bem elaborado, bem projectado e bem gravado, que hoje ainda faz todo o sentido. A Buenaventura é uma experiência única e uma bomba para as pistas de dança que sonham com algo fora do comum.

O Sotão é uma webmagazine focada no mais alto quilate da música lançada por artistas e editoras independentes. Junto com a Comunidade Cultura e Arte contribui mensalmente com a rubrica “Álbuns com Pó”, dedicado aos reissues de artistas do passado, alguns deles ainda completamente desconhecidos; e semanalmente com “Hoje à Noite n’O Sótão”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados