Alex Baczyński-Jenkins apresenta quatro peças no Porto 

por Conteúdo Patrocinado,    13 Outubro, 2025
Alex Baczyński-Jenkins apresenta quatro peças no Porto 
DR

De 22 a 26 de outubro, o Teatro Municipal do Porto e a Galeria Municipal do Porto apresentam, pela primeira vez em Portugal, um programa conjunto inteiramente dedicado ao artista e coreógrafo polaco-britânico Alex Baczyński-Jenkins. 

Cofundador do coletivo queer feminista Kem, em Varsóvia, Baczyński-Jenkins desenvolve uma prática coreográfica que se articula entre gesto, desejo e relacionalidade. A sua obra dá corpo a formas múltiplas de conexão, experimentando a memória, o tempo e o toque como campos de resistência e imaginação coletiva. Entre o íntimo e o político, as suas performances exploram a sensorialidade, a utopia queer e a emergência de afetos partilhados. 

O programa no Porto reúne quatro peças apresentadas em dois espaços da cidade.  

No Teatro Municipal do Porto – Rivoli, serão apresentadas: Untitled (Holding Horizon), uma performance duracional onde gestos sensuais e repetitivos evocam atmosferas entre a rave, celebração e luto (22 de outubro, 19h30 – 22h30); e Malign Junction (Goodbye, Berlin), uma peça que se dedica ao tema da finitude, que navega a tensão entre êxtase, dissolução e desconexão (23 e 24 de outubro, 19h30 – 21h00). Os bilhetes custam 9€ e estão à venda no local na BOL. 

Na Galeria Municipal do Porto, o programa integra Fogo Fátuo, um evento dedicado à arte em movimento, centrado na amplitude e riqueza das práticas artísticas performativas e sonoras, e é composto pela apresentação, de Unending love, or love dies, on repeat like it’s endless, uma meditação coreográfica sobre desejo, amor, perda e resistência, que habita estados de mágoa e celebração (25 de outubro, 16h00 – 18h00); e Until a thousand roses bloom (with Warsaw in the background), uma peça que explora o erotismo e o toque como gesto queer em constante devir, acompanhada pela repetição da balada homónima de 1971 (26 de outubro, 16h00 – 19h00). A entrada é livre.  

Conteúdo patrocinado por Ágora – Cultura e Desporto do Porto.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.