“Alma Viva”, da realizadora Cristèle Alves Meira, é o filme que vai representar Portugal nos Óscares
O filme “Alma Viva”, da realizadora Cristèle Alves Meira, será o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, na 95ª edição dos Prémios da Academia Americana de Cinema.
A votação decorreu entre 1 e 18 de setembro para os cinco filmes que o comité de seleção havia previamente nomeado – “Alma Viva”, “Lobo e Cão”, “Mal Viver”, “Restos do Vento” e “Salgueiro Maia – O Implicado” – tendo “Alma Viva” sido o filme mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC).
Naquela que é a sua primeira longa-metragem, Cristèle Alves Meira filmou no norte de Portugal, na região de Vimioso, de onde a sua família é originária, a história de Salomé, uma menina filha de emigrantes portugueses em França que vem todos os anos passar as férias de verão com a sua avó, com quem tem uma forte ligação afetiva e espiritual. O filme retrata a emigração portuguesa, as famílias que se separam e as complexas diferenças económicas e sociais que daí advêm.
Com co-produção entre a Midas Filmes, a francesa Fluxus Films e a belga Entre Chien et Loup, e com o apoio do Fundo Eurimages, e em Portugal com apoio do ICA, da RTP e do Fundo do Turismo, o filme tem direção de fotografia de Rui Poças e conta com a participação de Lua Michel, Jacqueline Corado, Ana Padrão, Ester Catalão, Duarte Pina e Nuno Gil, tendo sido integralmente filmado em Portugal com uma equipa de produção maioritariamente portuguesa.
“Alma Viva” teve a sua estreia mundial na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2022 e tem a estreia nacional marcada para dia 3 de novembro.
A 95ª edição dos Óscares acontece no dia 12 de março de 2023 em Los Angeles, nos Estados Unidos da América.