“Amazónia” une Sebastião Salgado, Philip Glass e Heitor Villa-Lobos em Barcelona

por Lusa,    25 Novembro, 2024
“Amazónia” une Sebastião Salgado, Philip Glass e Heitor Villa-Lobos em Barcelona
Mulher indígena yawanawá. Estado de Acre, Brasil, 2016 / Fotografia de Sebastião Salgado
PUB

As imagens do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado vão fundir-se com a música de Philip Glass e Heitor Villa-Lobos durante o concerto “Amazónia’, que terá lugar, terça-feira, no Gran Teatre del Liceu, em Barcelona.

O concerto “Amazónia” contará com a Orquestra Sinfónica do Liceu, dirigida por Simone Menezes e a soprano Camila Provenzale.

Segundo os organizadores, será uma noite que combina música e fotografia, que tem uma “mensagem clara de consciencialização ambiental” e que é um prelúdio da inauguração da exposição do artista brasileiro, a 04 de dezembro, nas Atarazanas Reales.

Durante o concerto, vão ser projetadas mais de 200 fotografias a preto e branco do projeto “Amazónia”, que retratam a paisagem natural da floresta tropical e mostram os seus habitantes e as tribos indígenas que mantêm uma ligação com este ambiente.

O programa musical inclui obras como o prelúdio das ‘Bachianas Brasileiras n.º 4’, de Villa-Lobos, e ‘Metamorphosis 1, de Águas da Amazónia’, de Philip Glass.

Na segunda parte do concerto, vai ser apresentada a “Suíte Floresta do Amazonas”, de Villa-Lobos.
A soprano Camila Provenzale é a solista convidada para interpretar esta obra, que evoca a riqueza e a fragilidade da floresta tropical.

Para a diretora Simone Menezes, o concerto vai ser uma “homenagem grandiosa e eloquente que, através da música e da fotografia, apelará à preservação da beleza de um ambiente tão único como a Amazónia”.

A exposição “Amazónia”, que pode ser visitada até 20 de abril de 2025 em Barcelona, tem curadoria e design de Lélia Wanick Salgado e é o resultado de sete anos de trabalho do fotógrafo brasileiro, que percorreu a Amazónia documentando a sua diversidade e os seus habitantes.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.