António Mega Ferreira vence Grande Prémio de Literatura de Viagens

por Comunidade Cultura e Arte,    29 Setembro, 2022
António Mega Ferreira vence Grande Prémio de Literatura de Viagens
António Mega Ferreira / DR
PUB

O livro “Crónicas Italianas”, de António Mega Ferreira, editado em outubro de 2021 pela Sextante, venceu o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).

O júri do prémio, coordenado por José Manuel Mendes, fez a sua escolha por unanimidade, sublinhando que se trata de “uma obra de grande qualidade literária, na qual a viagem se associa à grande literatura, à arte e à cultura e onde o clássico “Grand Tour” cede lugar à descoberta das narrativas ocultas nas cidades de Itália e ao diálogo que com elas estabeleceram turistas apaixonados e grande autores da cultura europeia, como Stendhal, Rilke, Proust e Freud“. “Viajar ganha, assim, uma rica dimensão de procura da vida, da História e da valorização do património cultural para além da imediata apreensão do que se vê e sente. Pode dizer-se que se trata de um precioso vade-mécum capaz de enriquecer a viagem e o viajante“, acrescentou em comunicado. Do júri desta 5.ª edição do prémio fizeram também parte os professores, investigadores e ensaístas Annabela Rita, Guilherme d’Oliveira Martins e Isabel Cristina Mateus. 

Crónicas Italianas” encerra o tríptico que integra os seus anteriores títulos “Roma, exercícios de reconhecimento” e “Itália, práticas de viagem”. A obra agora premiada já fora distinguida com o Prémio Roma-Lisboa, atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional de Itália. 

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.