Anunciadas as vencedoras do Prémio da União Europeia para Mulheres Inovadoras de 2021
Na Cimeira do Conselho Europeu de Inovação realizada em Bruxelas, a Comissão Europeia anunciou os vencedores da edição deste ano do Prémio da UE para Mulheres Inovadoras. O prémio recompensa as empresárias mais talentosas de toda a UE e dos países associados ao Horizonte Europa, que fundaram empresas bem sucedidas e trouxeram inovação ao mercado. É financiado pelo programa Horizonte Europa e gerido pela Agência de Execução do Conselho Europeu da Inovação e das PME (EISMEA).
As vencedoras, eleitas por um júri de peritos independentes, são as seguintes:
- Merel Boers, dos Países Baixos: cofundadora e diretora executiva da NICO-LAB, uma empresa que oferece tecnologia de ponta para ajudar os médicos a melhorar os cuidados de emergência.
- Mathilde Jakobsen, da Dinamarca: cofundadora e diretora executiva da Land, uma plataforma digital que encurta e digitaliza a cadeia de abastecimento alimentar, proporcionando um acesso fácil a alimentos de boa qualidade.
- Daphne Haim Langford, de Israel: fundadora e diretora executiva da Tarsier Pharma, uma empresa que desenvolve soluções médicas inovadoras para o tratamento e cura de doenças oculares autoimunes e inflamatórias.
Cada uma das laureadas receberá um prémio de 100 000 EUR.
Além disso, o prémio Inovadora Emergente de 2021, atribuído a uma inovadora excecional com menos de 30 anos, foi atribuído a Ailbhe e Isabel Keane, da Irlanda, fundadoras da Izzy Wheels. A sua empresa cria capas decorativas para as rodas de cadeiras de rodas. Ailbhe e Isabel Keane receberão um prémio de 50 000 EUR.
Margrethe Vestager, vice-presidente executiva de Uma Europa Preparada para a Era Digital, afirmou: «Hoje estamos a premiar três mulheres fantásticas que estão a utilizar as tecnologias para introduzir mudanças positivas no mundo em que vivemos. Isto mostra em que medida a inovação é a resposta aos desafios mais prementes do nosso futuro. Além disso, envia um sinal forte de que precisamos de muito mais mulheres no setor da tecnologia. Parabéns às vencedoras!»
Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, declarou: «É um grande privilégio atribuir este prémio a estas inovadoras excecionais. As vencedoras deste ano são as esperanças que ajudarão a mudar a face da inovação e abrirão caminho a um maior número de mulheres empresárias no futuro.»
Concretizar uma União da Igualdade que promova a igualdade entre homens e mulheres em todas as esferas da vida é uma das principais prioridades da Comissão. A Comissão está a trabalhar com os Estados-Membros e os países associados ao Horizonte Europa para superar os obstáculos ao empreendedorismo feminino e ajudar a criar ecossistemas de inovação justos, inclusivos e prósperos na Europa.
Lançado pela primeira vez em 2011, o Prémio da UE para Mulheres Inovadoras celebra as mulheres empresárias por trás de inovações revolucionárias. Ao fazê-lo, a UE procura alertar para a necessidade de mais mulheres inovadoras, bem como criar modelos para as mulheres e raparigas em todo o mundo.