“Aqui é a minha casa”. Documentário Independente sobre jovens de Novaci e Crasna, na Roménia, procura financiamento

por Comunidade Cultura e Arte,    22 Novembro, 2022
“Aqui é a minha casa”. Documentário Independente sobre jovens de Novaci e Crasna, na Roménia, procura financiamento
DR
PUB

“Aqui é a minha casa” é um documentário independente focado na imensa esperança de um amanhã mais justo, dado pelas vozes dos jovens de Novaci e Crasna, na Roménia.

A Roménia lidera as estatísticas europeias em relação ao número de crianças em risco de pobreza, a maior percentagem de abandono escolar, de tráfico de seres humanos, no número de gravidezes em menores, para além de ter o maior número de crianças institucionalizadas, e similarmente, a menor percentagem do PIB direcionado para a educação e programas sociais. 

Em 2013, o que começou como um projeto de voluntariado de dois portugueses, desenvolveu-se na criação de uma organização solidária (Scoica), que propôs fazer frente ao esquecimento a que a pobreza sentencia.

De 2015 a 2019, a Scoica trabalhou para que os jovens órfãos e mais desfavorecidos desta parte da Roménia rural pudessem usufruir de vários projetos sócio-educativos para o seu desenvolvimento. Assim, foi possível criar uma rede de bolsas que chegou a mais de 60 estudantes, atividades extracurriculares, visitas de estudo, entre tantas mais iniciativas. Para dar a conhecer este projeto, em 2016, foi também filmada a primeira parte deste documentário. Mostrando a realidade por quem a vive e, tendo como propósito, encontrar quem possa ajudar a construir as pontes para um outro futuro.

“No próximo mês, “Aqui é a minha casa”, irá voltar a encontrar os mesmos jovens, procurando saber dos seus sonhos, dos contrastes entre o passado, o presente e o futuro numa realidade em que a ação urge”, pode ler-se num comunicado da Scoica. “Procuramos deste modo apoio na divulgação e financiamento deste projeto. Para mais detalhes, aqui: asociatiascoica@gmail.com“, é referido ainda.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.