As 5 tragédias de Tio Rex evocam o melhor da folk

por João Miguel Fernandes,    20 Março, 2018
As 5 tragédias de Tio Rex evocam o melhor da folk
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Há algo de bastante especifico na sonoridade musical de Tio Rex que o torna fácil de identificar ao simples toque da guitarra. O elemento caracterizador da sua identidade é a voz profunda e cavernosa que acompanha as suas composições, bem ao estilo de alguns cantautores americanos de há várias décadas atrás. Mas não é apenas esse elemento que distingue a sua sonoridade dos restantes músicos do género em Portugal; é também o tema das suas letras, assim como a forma com que cruza os diversos instrumentos que tomam parte nas canções.

Natural de Azeitão, uma pequena vila próxima da cidade de Setúbal, Miguel Reis cresceu influenciado pelo campo e pela sua complexa simplicidade, tal como aconteceu com muitos outros músicos da folk. Para além disso, neste novo EP, notamos a influência que o rock teve na sua vida. As canções têm mais instrumentos e mais violência sonora do que os seus registos anteriores. As duas primeiras faixas são o melhor exemplo de todo esse caos, embora o trabalho termine de forma bastante harmoniosa. Sente-se a paz do músico com o que o rodeia; e essa calma e maturidade fazem com que surjam aqui algumas das melhores canções da sua carreira (iniciada em 2012).

“The Dark Con of Man” e “A Harsh Self-Realization” são as músicas mais frenéticas e intensas do EP, explorando temas como a ambição, perserverança, poder de decisão e instrospecção. Bernardo Pereira e Diogo Sousa introduzem elementos do rock que completam a obra criativa de Miguel Reis, tornando as suas músicas mais sólidas e com maior identidade musical. É impossível analizar este EP e não reconhecer o trabalho de Marta Banza e Sergio Miendes, assim como a robustez química de Zé Zambujo na segunda faixa, Nelson Graf Reis, Vitor Coimbra e a incrível dinâmica vocal de João Mota em “The Sinking of S.S. Friendship”. Há mais do que Miguel Reis em Tio Rex; há todos os outros amigos, companheiros, elementos, que expandem a sua criatividade musical e lhe permitem explorar novos caminhos.

Em “The Gods are Dying”, é impossível não nos lembrarmos – ao som daquela guitarra – de Dallas Green no seu projecto City and Colour, embora a voz nos afaste desse universo e nos remeta para um lado mais obscuro da folk (como Leonard Cohen, por exemplo). Esta faixa representa em grande parte a carreira de Tio Rex, a sua voz e guitarra como principais armas, as letras obscuras e profundas, sempre a convidar a uma reflexão introspectiva.

Se quase todas as músicas do EP são singles musculados e cheios de força, “This Is An Intervention” é algo mais; constitui uma daquelas canções que fica facilmente a ecoar e a cantarolar-se a si mesma nos nossos ouvidos.

5 Tragedies é o regresso de Tio Rex ao inglês, o universo a que nos habituou no seu primeiro registo, e que faz parte da folk de uma forma quase orgânica. Não é um EP que, no geral, inove totalmente; mas está a fazer algo novo em Portugal, ao trazer uma identidade forasteira e a misturá-la com o que de melhor temos por cá. É, sem dúvida, um disco potente, com excelentes músicas e uma enorme coesão, um crescimento na direcção correcta e que demonstra que o percurso que Tio Rex tem tido na música portuguesa é exemplar e em direcção ascendente.

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