“As Amigas de Eleanor”, o novo podcast ao vivo da FLAD e da autoria Raquel Vaz Pinto e Pedro Vieira
Eleanor Roosevelt é a grande inspiração do novo podcast da FLAD, da autoria de Raquel Vaz Pinto e Pedro Vieira. Com gravação ao vivo no Auditório da FLAD e aberto ao público, “As Amigas de Eleanor” vai trazer todos os meses histórias de mulheres extraordinárias a quem a História nem sempre reconheceu o seu lugar. O primeiro episódio ao vivo é já no dia 18 de setembro, às 18h30.
Depois dos podcasts “Atlantic Talks” e “Era Uma Vez Duas Pessoas”, a FLAD lança “As Amigas de Eleanor”. Com gravação ao vivo e aberto ao público, Raquel Vaz Pinto e Pedro Vieira vão reunir-se mensalmente na FLAD para conversar sobre histórias de mulheres extraordinárias que se distinguiram na política, na educação, na ciência, nas artes e que marcaram passado, presente e futuro. Eleanor Roosevelt será o “gatilho” para falar de mulheres, superação, direitos humanos, (in)justiça, desigualdade de género, racismo, poder e emancipação. Nas palavras dos autores “vamos falar de figuras a quem a História nem sempre reconheceu o lugar e a quem só a Democracia pode fazer justiça”.
Os episódios do podcast vão ser gravados ao vivo no auditório da FLAD todos os meses e, posteriormente, transmitidos nas plataformas de podcast e no youtube. O primeiro episódio, “Obrigado, Eleanor”, é já no dia 18 de setembro, às 18h30, e tem entrada livre para todos os que quiserem assistir. Basta enviar a confirmação de presença para fladport@flad.pt.
Sobre os autores:
Raquel Vaz Pinto é Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova e Prof. Associada Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade, onde lecciona as disciplinas de Estudos Asiáticos e História das Relações Internacionais. Foi Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política de 2012 a 2016 e consultora do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian de 2020 a 2022. Autora de vários artigos e livros entre os quais A Grande Muralha e o Legado de Tiananmen, a China e os Direitos Humanos (Tinta-da-China) e Os Portugueses e o Mundo (FFMS). Durante duas temporadas fez dupla com Pedro Vieira no podcast [IN] Pertinente da FFMS. Actualmente, é analista residente de política internacional da SIC Notícias e da TSF. O próximo livro, que será publicado pela Tinta-da-china, é sobre os desafios colocados pela China às democracias liberais europeias incluindo a portuguesa.
Pedro Vieira nasceu em Lisboa, em 1975. Licenciado pela Escola Superior de Comunicação Social, trabalhou no Canal Q das Produções Fictícias como criativo e é hoje guionista e pivô do programa O Último Apaga a Luz da RTP3. Dirigiu a Comunicação do Cinema São Jorge e trabalhou como consultor, designer, livreiro e tarefeiro. É ilustrador em regime freelancer e estreou-se na escrita de ficção com Última Paragem: Massamá, com o qual venceu o prémio P.E.N. Clube Português para Primeira Obra. Tem obras de não ficção publicadas pela editora Objectiva e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, na qual fez dupla com Raquel Vaz Pinto no podcast IN Pertinente. Atualmente, faz parte da equipa de Comunicação na Penguin Livros.
Conteudo patrocinado por Fundação Luso-Americana (FLAD).