Assalto aos Museus dos Açores resulta em Prémio Património Ibérico
Os museus dos Açores foram assaltados há um ano. Um “crime” que valeu à Direção Regional dos Assuntos Culturais mais um prémio para juntar ao já arrecadado através da Associação Portuguesa de Museologia. Desta vez foi o Prémio Património Ibérico que ficou na Região Autónoma dos Açores por altura da AR&PA, Bienal Ibérica do Património Cultural.
O projeto da Direção Regional dos Assuntos Culturais, “A inspiração é de quem a procura. E cada museu açoriano tem a sua”, o júri Internacional, composto por Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert, considerou vencedor, por se tratar de “um inovador e surpreendente mecanismo de comunicação, especialmente eficaz para um público jovem” e de “um bom exemplo” que “engloba igualmente o touring, as tecnologias e as parcerias para uma apropriação do Património Cultural”.
A campanha foi reconhecida com os prémios nacional e internacional por responder a diversos requisitos. Começando pelo trabalho em rede na colaboração de todas as instituições: museus, ecomuseu e centro de artes, que contribuíram através do estudo e conhecimento do seu acervo, que se traduz na seleção das peças mais icónicas e representativas do seu património; na disponibilização da informação em acesso aberto, através do CCM (Catálogo Coletivo de Museus) que permite a consulta online do conhecimento técnico e científico produzido pelas instituições assim como na venda das joias. O “Assalto aos Museus” resultou ainda de uma parceria com outras entidades, como sejam os designers Manuela Ferraz e Carlos Fontes, na criação e produção de peças de joalharia inspiradas nas coleções dos museus e que depois levaram à criação de novas abordagens artísticas através da fotografia do fotojornalista Rui Caria com interpretaçãoda bailarina e coreógrafa Maria João Gouveia.
No âmbito do “touring cultural”, o projeto também abrange um roteiro por toda a Região através dos equipamentos culturais e das peças selecionadas para fazer parte do mesmo.
O projeto “A inspiração é de quem a procura. E cada museu açoriano tem a sua” integra as novas tecnologias através da produção e divulgação de um vídeo promocional institucional, com uma linguagem adequada às novas gerações, em que o tema generalista da série de sucesso “La Casa de Papel” é adaptado para simular um assalto à inspiração que os museus guardam através do seu património. A divulgação fez-se através das redes sociais e televisão e também foi disponibilizado um código QR sobre cada imagem da peça inspiradora, no livro “Joia Açoriana”, para acesso à explicação na plataforma online CCM, com informação detalhada sobre cada peça de inspiração. Houve ainda uma inédita apresentação da coleção “Joia Açoriana” através de um programa na RTP-Açores produzido pela Direção Regional dos Assuntos Culturais.
Também a vertente inclusiva foi contemplada nesta campanha: a pensar nos públicos com necessidades especiais, o vídeo institucional encontra-se legendado permitindo o acesso às pessoas surdas, tendo ainda sido criada uma versão, com audiodescrição, para invisuais. Pretendeu-se ainda realçar a ideia da igualdade de oportunidades no acesso à Cultura através da seleção dos participantes no vídeo institucional com personalidades açorianas das mais diversas áreas.
Ainda no âmbito dos Prémios Património Ibérico, em 2023, cuja edição contou com 83 projetos de 69 entidades portuguesas e espanholas, estiveram abertas candidaturas às categorias de Melhor Projeto de Comunicação; de Melhor Projeto em Parceria; de Melhor Projeto de Touring Cultural e Paisagístico; de Melhor Projeto de Tecnologia aplicada ao Património. Para além destas, existe ainda um prémio atribuído por nomeação direta do Júri, o Prémio Património Ibérico, que visa premiar “o projeto, evento ou iniciativa que se distinguiu nos últimos dois anos pelo seu valor social e pelo seu contributo para a valorização efetiva do Património Cultural da Península Ibérica” e que, no corrente ano foi atribuído à campanha “A inspiração é de quem a procura. E cada museu açoriano tem a Sua”.
Conteúdo patrocinado pela Secretaria Regional da Educação e Dos Assuntos Culturais.