Auditório de Espinho recebe Luzmila Carpio, Rosana Ribeiro e Brandee Younger
O Auditório de Espinho anunciou novos espetáculos para outubro e novembro. A sala vai receber a boliviana Luzmila Carpio, a intérprete e coreógrafa luso-brasileira Rosana Ribeiro e a harpista norte-americana Brandee Younger.
Luzmila Carpio atuará a 26 de outubro. Artista, compositora e autora quíchua é considerada uma das cantoras mais reconhecidas da world music e a mais famosa cantora indígena do continente latino-americano. Já partilhou palcos com artistas como Cesária Évora, Susana Baca, Gilberto Gil, conta com 25 discos lançados e uma carreira internacional extensa. Em Espinho, apresentará o seu mais recente disco “Inti Watana – El Retorno del Sol”, lançado em 2023.
Já a 8 de novembro e como já tem sido habitual nesta sala, um espetáculo de dança contemporânea irá ocupar o palco, assumindo também, aqui, a música um papel fundamental. “A place I ache to go again” com autoria de Rosana Ribeiro / Selva, e em estreia absoluta nacional, aborda o sentimento de não se pertencer a nenhum lugar. Em palco, observam-se os percursos individuais dos intérpretes e como se entrelaçam os seus caminhos, como colodem. A banda sonora é “Mr. Wollogallu” de Carlos Maria Trindade e Nuno Canavarro e esta é uma coprodução entre o Auditório de Espinho | Academia e a SZENE Salzburg, sala de espetáculos em Salzburgo, na Áustria.
Brandee Younger, a primeira mulher negra a ser nomeada para o Grammy de Melhor Composição Instrumental, subirá ao palco a 16 de novembro, num concerto integrado em mais uma edição do Misty-Fest. A harpista norte-americana é conhecida por ampliar as fronteiras do som da harpa rumo a paragens sonoras tão diversas como o jazz, a soul e o funk. A Espinho traz os temas do último álbum, “Brand New Life”, uma coleção de originais, mas também de releituras de composições de ídolos confessos como Dorothy Ashby e Alice Coltrane.
Os bilhetes já estão disponíveis, presencialmente, na bilheteira do Auditório de Espinho | Academia ou, online, aqui.