“Avenida Almirante Reis em Três Andamentos”, de Renata Sancho, estreia nos cinemas

por Comunidade Cultura e Arte,    26 Setembro, 2019
“Avenida Almirante Reis em Três Andamentos”, de Renata Sancho, estreia nos cinemas
“Avenida Almirante Reis em Três Andamentos”
PUB

O documentário “Avenida Almirante Reis em Três Andamentos”, de Renata Sancho, estreia nos cinemas no dia 3 de Outubro. Estará em exibição nos espaços Cinema City Alvalade, Leiria e Alegro Setúbal.

O filme documenta esta grande artéria da cidade de Lisboa. Elaboramos um mapeamento, ao longo do séc. XX, circunscrito à memória do espaço da avenida e às vivências que ali ocorreram e ocorrem. A avenida Almirante Reis poderia funcionar como uma máquina do tempo. Subimos e descemos a avenida através de imagens de arquivo recuando à sua abertura em 1908 e às grandes enchentes dos comícios republicanos. Assistimos ao 1º de Maio de 1974. Entre 2016 e 2018, registamos a actualidade na avenida acompanhando o quotidiano dos que nela trabalham e habitam e, sobretudo, as suas transformações nos últimos anos.

Still do filme

Renata Sancho realizou os documentários “Mercado do Bolhão” (2003, Prémio Jovem Cineasta Português – Festival Internacional de Curtas Metragens Vila do Conde, Menção Especial do Júri – Festival Internacional Filmmaker de Milão), “Paisagem” (2001), “Julião Sarmento – Flashback” (2000) e “Direcção: Escultura” (1999). Adicionalmente, trabalha em montagem e anotação, tendo colaborado com João César Monteiro, Manoel de Oliveira, João Botelho, Margarida Gil, Paul Auster, entre outros.

“Avenida Almirante Reis em Três Andamentos” marcou o regresso da autora à realização, num projecto que viu a sua génese em 2014, evoluindo de um filme feito “somente com imagens de arquivo que documentassem a avenida” para os três andamentos em que passado e presente se cruzam, baseando-se num guião escrito por Aquilino Machado, um geógrafo que estudou exaustivamente a zona da Almirante Reis.

O documentário fez parte da competição nacional do festival Doclisboa’18 e chega agora aos cinemas, disponível para o grande público.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados