Azores Pride 2023: comemorações do orgulho LGBTI+ começam daqui a duas semanas em Ponta Delgada
O Azores Pride 2023 acontece entre 10 e 15 de julho, na cidade de Ponta Delgada, e propõe um programa de atividades gratuitas e abertas a todas as pessoas, que inclui conversas, cinema, workshops, Marcha do Orgulho LBGTI+ e festa.
O Azores Pride 2023 é um movimento cívico, organizado por várias associações, instituições e coletivos açorianos: As Cores dos Açores, Rede Ex Aequo, Anda&Fala – Associação Cultural, APF-Açores/ (A)MAR – Açores pela Diversidade, UMAR Açores, Atelineiras, Amnistia Internacional, Azores LGBT e ativistas. Pretende celebrar a igualdade e a diversidade e tem como objetivos promover o diálogo e a visibilidade das temáticas LGBTI+ nos Açores, unir a comunidade LGBTI+ açoriana, possibilitar um encontro positivo, intergeracional e interseccional e lutar pelo fim da discriminação e crimes de ódio e intolerância cometidos nos Açores.
O programa das comemorações do orgulho expande-se, pela primeira vez, ao longo de uma semana, como forma de potenciar os momentos de encontro e partilha, ocupando vários espaços da cidade de Ponta Delgada: Quiosque Largo dos Artistas, Espaço Cagarra, Estúdio 13 — Espaço de Indústrias Criativas, vaga — espaço de arte e conhecimento, Premissa Híbrida, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e Raiz Club.
A abertura oficial do Azores Pride 2023 acontece na segunda-feira, dia 10 de julho, às 19h00, no Quiosque Largo dos Artistas, localizado no Jardim Mártires da Pátria, com a apresentação da performance ‘Conversa d’armário’ por estudantes da Escola Secundária Antero de Quental.
No dia 11 de julho, às 21h00, o Espaço Cagarra acolhe a conversa ‘Gerações Queer’, moderada pelo coletivo Atelineiras. Na quarta-feira, 12 de julho, às 21h00, é apresentado o filme ‘Corpolítica’ de Pedro Henrique França, no Estúdio 13 – Espaço de Indústrias Criativas. A 13 de julho, o espaço vaga, sede da Associação Anda&Fala, recebe um jantar partilhado e a performance da artista multidisciplinar portuense Odete. A 14 de julho, dia anterior à Marcha, é realizada uma Oficina de Cartazes, entre as 17h00 às 20h00, na Premissa Híbrida, no Bairro das Laranjeiras.
No sábado, 15 de julho, último dia do programa, as atividades começam às 15h00 com o Workshop Drag It Up, nas Cavalariças da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Segue-se, às 17h00, no Jardim Padre Sena Freitas, a concentração para a Marcha do Orgulho LGBTI+ que arranca às 18h00, percorrendo depois várias ruas do centro histórico da cidade de Ponta Delgada. A Marcha culmina em Arraial na Rua do Aljube, das 19h30 às 00h00, com performance da artista drag açoriana Valley Dation, e dj sets de Drama Queens e Atelineiras + Paco Piri Piri. A noite, e o Azores Pride 2023, encerram com After Party no Raiz Club, das 01h00 às 05h00, com a artista e performer ucraniana Anita Nemet.
O Azores Pride 2023 é financiado pelo Governo Regional dos Açores e pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.