Batidas do Leste: Nihiloxica (Uganda) em tour por Portugal
Os “sons do mundo”, expressão usada na menção de sonoridades fora do eixo Ocidental, é tida como sectária e discriminatória em algumas lides. Podemos concordar, mas esta definição (tal como a respectiva expressão) começa a entrar em desuso nos dias de hoje.
Uma das razões, ironicamente, é a globalização que deu aso ao intercâmbio e à imersão em patrimónios culturais que eram, anteriormente, “mastigados” pelo status-quo colonizador que prevaleceu no século XX e que o século XXI veio a refutar.
E os Nihiloxica são uma das variadas materializações deste micro ensaio em formato de opinião, ao buscar as tradições musicais da região de Kampala (Uganda) e mesclar com as ambiências “clubbing” da Europa.
A banda, que reúne o baterista inglês Spooky J. e a Nilotica Cultural Ensemble, reservou o Verão da Europa na apresentação do EP homónimo, com passagem em festivais como o Bad Bonn Kilbi (Suíça), o Roskilde Festival (Dinamarca) ou o ‘nosso’ Serralves em Festa.
Numa inversão obscura da euforia das comemorações nativas, os Nihiloxica acrescentam a ambiência “dark” do techno-house aos ritmos cruzados dos tambores ugandeses, fragmentados nas 57 tribos que tornam o Uganda na “Pérola de África”.
Um óbvio manifesto multiculturalista que ultrapassa o “live-act” meio trance, meio dançante, chegando ao contacto directo com a cultura que os viu nascer, através de workshops onde a dança, a percussão, e a própria origem dos instrumentos musicais.
Com co-produção da revista/promotora aveirense Tago Mago, os Nihiloxica embarcam numa tournée de Norte a Sul, com macumbas reservadas nas seguintes datas:
2 de Junho – Serralves em Festa
3 de Junho – Fábrica de Chocolate, Vigo
4 de Junho – workshop de percussão, Spoiler Room, Porto
5 de Junho – workshop de percussão, GrETUA, Aveiro
6 de Junho – GrETUA, Aveiro
7 de Junho – Damas, Lisboa
8 de Junho – Salão Brazil, Coimbra
9 de Junho – a confirmar
10 de Junho – a confirmar
Artigo escrito por Luis Dixe Masquete