Bolsonaro diz que filme brasileiro nomeado para os Óscares é “uma porcaria”
O documentário brasileiro “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, que relata o impeachment da ex-presidente brasileira Dilma Rousseff, foi nomeado para Óscares 2020 na categoria de Melhor Documentário, ao lado de outros como: “American Factory”, “The Cave”, “For Sama” e “Honeyland”.
O jornal norte-americano New York Times também elegeu “Democracia em Vertigem” como um dez melhores de 2019. “Um documentário angustiante, uma análise cuidadosa dos eventos que levaram à eleição de Jair Bolsonaro, presidente populista do Brasil, é o filme mais assustador do ano“, pode ler-se no artigo do conceituado jornal.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira que o documentário brasileiro “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa: “É uma ficção. Para quem gosta de comida para abutres, é um bom filme“, a juntar a esta declaração, e quando questionado por um repórter se já tinha visto o documentário, Bolsonaro disse ainda “Por que perderia o meu tempo com um trabalho tão porco?“, acrescentou.
Já a cineasta Petra Costa, e depois de saber da nomeação para os Óscares, escreveu na sua conta de Twitter, na passada segunda-feira, que o seu filme é relevante “num momento em que a extrema-direita se está a espalhar como uma epidemia” e acrescentou ainda: “Esperamos que este filme possa ajudar-nos a entender o quão crucial é proteger as nossas democracias“.
Por fim, Roberto Alvim, secretário especial de Cultura do Governo Brasileiro, disso ao jornal Folha de S. Paulo que “se estivesse numa categoria de ficção, a indicação estaria correta“.