“Cães que Ladram aos Pássaros”, de Leonor Teles, na corrida de Melhor Curta-Metragem nos European Film Awards
A mais recente curta-metragem da realizadora portuguesa Leonor Teles, “Cães que Ladram aos Pássaros”, está nomeada para os European Film Awards (Prémios Europeus de Cinema) na categoria de Melhor Curta-Metragem. Estes prémios reconhecem a excelência dos filmes produzidos na Europa e são entregues anualmente pela Academia Europeia de Cinema, composta por cerca de 3500 profissionais do meio. A 32.ª cerimónia do European Film Awards vai realizar-se em Berlim, Alemanha, no dia 7 de Dezembro.
“Cães que Ladram aos Pássaros” acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária e teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Veneza, no passado mês de Setembro.
Comissariado pela Câmara Municipal do Porto no âmbito do projecto Cultura em Expansão, produzido por Leonor Teles e “Uma Pedra no Sapato” e com promoção internacional da Agência da Curta-Metragem, “Cães que Ladram aos Pássaros”, foi inteiramente rodado na cidade do Porto.
Depois de “Balada de um Batráquio” (Urso de Ouro de Melhor Curta-Metragem na Berlinale 2016), esta é a segunda curta de Leonor Teles, realizadora que estreou no início deste ano, em circuito comercial, a longa “Terra Franca” (Prix International de la SCAM no Cinéma du Réel, Prix de La Ville d’Amiens at Festival d’Amiens e Mejor Opera Prima Internacional no Festival Mar del Plata).