Câmara de Castelo de Vide inaugura Museu Garcia de Orta após investimento de 1,5 milhões de euros
A Câmara de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, vai inaugurar na terça-feira o Museu Garcia de Orta, um investimento de 1,5 milhões de euros que pretende promover o turismo na região, anunciou hoje aquela autarquia.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, considera que este museu vai valorizar a história local e cultural do concelho e ampliar a oferta turística da região.
Afirmando que Castelo de Vide “devia esta homenagem” a Garcia de Orta, António Pita defendeu que o museu é “fundamental para consolidar” aquela região “como um destino turístico de excelência”.
Dedicado ao médico e botânico Garcia de Orta, que nasceu naquela vila alentejana, o museu foi construído no espaço do antigo balneário termal de Castelo de Vide.
De acordo com o município, a área de museologia é da autoria de Teresa Nobre de Carvalho, que dividiu o espaço em duas alas: uma dedicada à vida de Garcia de Orta na Europa e a outra em Goa, na Índia.
A museografia, segundo a autarquia, está a cargo do Atelier Luís Afonso de Carvalho.
Apesar de o museu – no edifício principal – ter o nome desta figura histórica do século XVI, o edifício anexo irá acolher uma exposição permanente onde se vai destacar as memórias do imóvel, de traça Korrodi.
Após a inauguração do museu decorrerá no Cineteatro Mouzinho da Silveira a estreia do documentário “Garcia De Orta”, uma coprodução do realizador Francisco Manso e RTP 2, com o apoio do município.
Garcia de Orta nasceu em 1501, em Castelo de Vide, tendo os seus pais sido expulsos de Espanha em 1942 pelos reis católicos por serem judeus.
O médico e botânico foi o autor do livro “Colóquios dos Simples e Drogas e Coisas Medicinais da Índia”.
Em 1568, morreu de sífilis, em Goa, e, embora nunca tenha tido diretamente problemas com a Inquisição, em 04 de dezembro de 1580 os seus ossos foram desenterrados e queimados em auto de fé juntamente com exemplares de um livro que escreveu.