Câmara do Porto quer apoiar festival Primavera Sound com 650 mil euros anuais até 2025

por Lusa,    23 Março, 2023
Câmara do Porto quer apoiar festival Primavera Sound com 650 mil euros anuais até 2025
Fotografia de Sofia Matos Silva / CCA
PUB

A Câmara do Porto discute na segunda-feira a atribuição, através da empresa municipal Ágora, de um apoio no valor de 650 mil euros anual para a realização das edições de 2023, 2024 e 2025 do festival Primavera Sound. 

Na proposta, consultada hoje pela Lusa, a vereadora com o pelouro da Qualidade de Vida da Câmara do Porto, Catarina Araújo, destaca que o Primavera Sound “é um dos mais importantes e populares festivais de música” que decorre na cidade. 

A vereadora afirma que a edição de 2022 “veio confirmar o sucesso e crescimento” do festival, “com a presença de público português a ser superior a 2019 e com a significativa presença de visitantes estrangeiros, que representaram mais de um terço do público do festival“. 

De acordo com o “Estudo de Públicos, Satisfação e Impacto Económico do NOS Primavera Sound 2022″, o Primavera Sound Porto gerou um impacto económico para a cidade do Porto superior a 36 milhões de euros, sobretudo em setores como o alojamento, a restauração, os transportes, cultura e lazer e compras no comércio local, com um gasto médio por visitante de 501,83 euros“, destaca Catarina Araújo.

Defendendo que a 10.ª edição do Primavera Sound, que acontece este ano de 07 a 10 de junho, é “o momento ideal para afirmar, sem mais, a marca Primavera Sound Porto“, a vereadora afirma que a sociedade Pic-Nic Produções [titular de uma licença para exploração da marca] propôs ao município “o reforço do apoio” à realização do festival nas próximas três edições. 

Carta do evento

O município do Porto pretende manter a aposta na estratégia de afirmação internacional da cidade, da marca Porto e da estreita relação e coordenação desta com a estratégia de animação da cidade, nomeadamente através da atração de grandes eventos, detentores de um universo de associações únicas e diferenciadoras para este destino“, afirma, acrescentando que o Primavera Sound se insere nessa estratégia.

Nesse sentido, o executivo discute na reunião privada de segunda-feira a atribuição, através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, de um apoio de 650 mil euros para cada uma das edições do Primavera Sound até 2025. 

Relativamente às edições de 2023 e 2024 já se encontra pago o valor de 20 mil euros por cada edição a título de garantia da realização do festival na cidade“, acrescenta Catarina Araújo. 

O festival Primavera Sound Porto assinala a sua 10.ª edição com mais dias, artistas, investimento e recinto maior, anunciou o diretor do evento, José Barreiro, durante a conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano.

O festival ‘cresce’ de três para quatro dias, de 60 para 76 artistas e para uma capacidade de acolher 45 mil pessoas diárias ao invés das anteriores 35 mil, fruto do aumento do recinto – Parque da Cidade – em cerca de seis hectares, explicou. 

Em termos de orçamento, José Barreiro revelou que é de 13 milhões de euros não tendo, para já, nenhum grande patrocinador oficial. 

Em termos de cartaz, o diretor do evento destacou presenças como as de Rosália, Kendrick Lamar, New Order, Blur, Pet Shop Bois e Halsey. 

É o cartaz mais ambicioso que fizemos em 10 anos de história. É um cartaz profundo e transversal”, disse o diretor do Primavera Sound Barcelona, Alfonso Lanza, igualmente presente na conferência de imprensa.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.