Casa da Arquitectura estreia hoje filme sobre Álvaro Siza Vieira nos 90 anos do arquitecto

por Lusa,    25 Junho, 2023
Casa da Arquitectura estreia hoje filme sobre Álvaro Siza Vieira nos 90 anos do arquitecto
DR

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, assinala hoje o 90.º aniversário do arquiteto Álvaro Siza com a estreia do documentário “Siza”, sobre a obra e “o lado mais pessoal” do primeiro Prémio Pritzker português. 

Dirigido por Augusto Custódio, realizador especializado em arquitetura e design, o documentário é apresentado como “uma viagem à mente do arquiteto português, mostrando o seu lado mais pessoal”, desde a infância à relação com a mulher, a artista Maria Antónia Siza (1940-1973), abordando também a sua faceta na escultura e o seu gosto por música erudita.

“Ao explorar as influências na sua vida e carreira, ‘Siza’ oferece um retrato completo e cativante do arquiteto e do seu legado na arquitetura moderna, através de um olhar mais íntimo”, destacando “a sua importância para a arquitetura contemporânea e sua abordagem única em relação ao design”, lê-se no texto de apresentação do filme, divulgado pela Casa da Arquitetura.

O documentário tem a duração de uma hora e conta com intervenções de amigos e próximos do Álvaro Siza, na maioria arquitetos, como o filho Álvaro Leite Siza e o neto Henrique Siza, a historiadora e fotógrafa Tereza Siza, sua irmã, os parceiros de percurso Carlos Castanheira e Eduardo Souto de Moura, também Prémio Pritzker, além de Nuno Ladeiro e Nuno Sampaio.

Iniciado há dois anos e legendado em inglês, o documentário envolveu 300 horas de filmagens, 50 dias de gravações e cerca de 40 entrevistas em todo o país, indica a nota da produção. 

“Siza” abre a primeira temporada da série “Architects”, da plataforma de ‘streaming’ Gallery. 

Apresentada por Nuno Ladeiro, esta primeira temporada é dedicada à arquitetura portuguesa e, depois de Álvaro Siza, deverá abordar universos de Manuel Aires Mateus, Mário Martins, Vitor Vilhena, Vasco Vieira e o estúdio ARX Portugal, dos irmãos Nuno e José Mateus, segundo a informação disponível na página da produtora de Augusto Custódio, que trabalha a série.

Dedicada aos “mais importantes nomes da arquitetura mundial”, “Architects” tem ainda em mira profissionais dos Estados Unidos, Itália, Suíça, França, Espanha, Brasil e Chile, para as próximas temporadas.

Materiais associados à produção de “Siza”, como fotografias, vídeos de entrevistas e apontamentos, serão abrangidos pelo contrato de doação a assinar hoje entre a plataforma Gallery e a Casa da Arquitectura.

A sessão vai contar com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

A entrada para a exibição do documentário é gratuita e por ordem de chegada até ao limite da lotação da sala. 

Um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos encerra a sessão.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.