Chega às livrarias ‘Da Miséria Simbólica’, de Bernard Stiegler

por Comunidade Cultura e Arte,    16 Março, 2018
Chega às livrarias ‘Da Miséria Simbólica’, de Bernard Stiegler
Fotografia de Joseph Melin / La Croix
PUB

“Da Miséria Simbólica” (vol.I) analisa as intricadas relações entre política e estética na nossa era hiperindustrial. Servindo-se de extensos comentários às obras de Gilles Deleuze, Sigmund Freud, Gilbert Simondon e Alain Resnais, Bernard Stiegler esquematiza uma genealogia do sensível para dar conta da subalternização do desejo face aos imperativos da produção capitalista e das suas consequências destrutivas para a individuação psíquica e colectiva.
Num contexto de apropriação do simbólico pelas tecnologias e consequente empobrecimento da experiência, a estética torna-se o campo de batalha de uma guerra essencialmente económica; e o cinema, enquanto arte e representação, um local de resistência.

Bernard Stiegler é um dos mais destacados pensadores franceses da actualidade. Doutorado em filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, é director do departamento de desenvolvimento cultural do Centro Georges Pompidou em Paris, presidente e dinamizador da associação internacional Ars Industrialis. Interessa-se sobretudo pelos impactos culturais e políticos das tecnologias e do capitalismo hiperindustrial nas sociedades contemporâneas. Entre as suas obras, destacam-se as séries La technique et le temps e Mécréance et discrédit.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados