Chega às livrarias portuguesas “Discurso sobre as Ciências e as Artes”, de Jean-Jacques Rousseau

por Comunidade Cultura e Arte,    26 Fevereiro, 2019
Chega às livrarias portuguesas “Discurso sobre as Ciências e as Artes”, de Jean-Jacques Rousseau
Jean-Jacques Rousseau
PUB

A obra que deu notoriedade a Jean-Jacques Rousseau chega finalmente a Portugal pela chancela das Edições 70. “Discurso sobre as Ciências e as Artes: Seguido de Cartas sobre a Polémica” é um dos mais interessantes registos do pensamento de um dos grandes filósofos do Iluminismo.

Acaba de chegar a Portugal a versão traduzida de “Discours sur les Sciences et les Arts”, escrito por Jean-Jacques Rousseau em 1750. A obra que é agora lançada pela chancela Edições 70, do Grupo Almedina, foi o primeiro livro publicado por este que é considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.

De acordo com o filósofo Roberto R. Aramayo, a aclamada obra de Jean-Jacques Rousseau “teve origem numa casualidade”. “Discurso sobre as Ciências e as Artes: Seguido de Cartas sobre a Polémica” nunca teria surgido se Rousseau não decidisse visitar Diderot na prisão de Vincennes, onde a censura o enclausurara pelos seus primeiros escritos.

Em algumas notas introdutórias da obra, Aramayo afirma que “Rousseau relembra, em várias ocasiões, a origem do seu primeiro ensaio. Na correspondência com Malesherbes, um dos retratos autobiográficos que anunciam as Confissões, e que data de 1762, Rousseau assegura que, depois de ter passado quase quatro décadas descontente consigo mesmo, uma feliz casualidade veio iluminar a senda do seu destino. Esta crónica é bastante conhecida. Para se refrescar do calor sufocante, Rousseau começou a ler à sombra de uma frondosa árvore e, ao ver o tema do concurso patrocinado pela Academia de Dijon, a sua vida mudou para sempre.”

“Discurso sobre as Ciências e as Artes: Seguido de Cartas sobre a Polémica” já se encontra à venda nas livrarias da especialidade pelo PVP de 13,90€ e destina-se a todos os filósofos e interessados por filosofia e artes.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados