Ciclo de Cinema na Casa da Cultura de Setúbal
O Cinema Bocage – Associação Cultural e a Casa da Cultura de Setúbal juntam-se neste mês de Janeiro para o ciclo de Cinema “Cinema Cá em Casa” que trará quatro filmes às restantes quartas-feiras deste mês. O ciclo, que irá ser exibido na Sala José Afonso sempre às 21h30 inicia-se neste dia 10 com a exibição de Buffalo ’66 e termina no dia 31 com a exibição de Sombra.
Buffalo ’66, de Vincent Gallo, dia 10 às 21h30
Buffalo ’66 é a primeira experiência do então actor Vincent Gallo como realizador. Um filme desconcertante sobre a deprimente relação de um jovem marginal com os pais, seres deploráveis que acabou de cumprir uma pena de cinco anos por um crime que não cometeu mas está obcecado pela ideia de cometer um homicídio. Acaba por ser salvo pelo amor de uma rapariga que obriga a fazer-se passar por sua mulher e que se apaixona por ele. O elenco do filme conta ainda com nomes como Angelica Huston, Ben Gazzara, Christina Ricci, Mickey Rourke e Rosanna Arquette.
Sem Anestesia, de Andrzej Wajda, dia 17 às 21h30
Jerzy Michałowski é um famoso correspondente de política que, ao voltar do estrangeiro, descobre que sua esposa o deixou. Sem saber as razões por trás da partida, Jerzy não consegue aceitar a decisão dela. Ao mesmo tempo, sua vida profissional começa a ruir: suas aparições na televisão e as publicações para a imprensa têm uma recepção fria, as aulas na Universidade são suspensas e uma viagem internacional há tempos planeada é cancelada repentinamente.
A Lenda do Santo Bebedor, de Ermanno Olmi, dia 24 às 21h30
Obra de Ermanno Olmi, adapta uma novela do americano Joseph Roth que conta a história de um vagabundo alcóolico a quem emprestam 200 dólares na condição de os devolver a uma igreja. Uma parábola sobre a redenção e o destino, sobre o sacrifício e a sorte que conta com o actor Rutger Hauer.
Sombra, de Philippe Gandrieux, dia 31 às 21h30
Jean viaja pela França, levando como bagagem apenas suas marionetes e uma fantasia de lobo. Ele violenta as mulheres que encontra e depois abandona o corpo sem vida num quarto de hotel, num bosque ou às margens de um rio. É desajeitado, mal sabe falar e vive à margem da sociedade. Um dia, conhece Claire, uma jovem com o carro parido à beira da estrada. Os dois acabam por se apaixonar, encontrando um no outro ecos de seus problemas. Uma fábula de horror que evita o terreno da psicologia para melhor captar as sensações visuais, sonoras e físicas do seu personagem. Sob essa ótica, o filme explora o uso da câmera no ombro, iluminação escassa, imagens texturizadas e narrativa desconexa, criando um jogo de luzes que preserva o mistério irredutível dos protagonistas e do amor que os une.