“Cidades Impossíveis”. Série documental sobre práticas urbanas estreia no Cinema S. Jorge e no jornal A Mensagem de Lisboa

por Comunidade Cultura e Arte,    24 Junho, 2022
“Cidades Impossíveis”. Série documental sobre práticas urbanas estreia no Cinema S. Jorge e no jornal A Mensagem de Lisboa
Fotografia de Danny Giebe / Unsplash
PUB

A sessão no Cinema S. Jorge acontece já na próxima segunda-feira (dia 27) às 18h, na sala 3. E é de entrada livre.

A série documental “Cidades Impossíveis” já tem o primeiro episódio (“Berlim | Casas que as Pessoas Podem Pagar”) disponível no site do jornal online A Mensagem de Lisboa e tem uma sessão especial já agendada para o Cinema S. Jorge, em Lisboa. Isto, depois da estreia na RTP Açores e RTP África: “a chegada a outros canais da RTP continua prevista, como anunciado, mas em data ainda a afinar”, pode ler-se num comunicado a que a Comunidade Cultura e Arte teve acesso.

A série “Cidades Impossíveis” consiste numa série de 5 episódios de 7-9 minutos para televisão e redes sociais, que identifica 5 cidades exemplares (uma por episódio e por tópico) na solução de problemas específicos como a falta de habitação ou a gestão dos carros nas cidades. 

Guiados por Ricardo Moreira, realizador da série, ex-deputado municipal e assessor do Bloco de Esquerda na CML e investigador em políticas públicas, em cada episódio poderá assistir-se a uma visita guiada à cidade em causa, entrevistas a ativistas, ministros, secretários de estado, vereadores dessas cidades e habitantes locais, que partilham a sua experiência e falam da implementação de medidas difíceis, mas indispensáveis para agora e para o futuro.

Ponto de Partida

Existem cidades que estão a conseguir quebrar os limites do que é considerado possível, mostrando novas maneiras de solucionar velhos e novos problemas. Problemas clássicos como a habitação, mobilidade, serviços públicos ou espaço público ainda não foram resolvidos e estamos já a enfrentar novos desafios como a gentrificação e as desigualdades sociais.

Os episódios/cidades

Berlim | Casas que as Pessoas Podem Pagar

Em Berlim os preços das casas estão a subir ao dobro da velocidade dos salários, mas a cidade usou ferramentas para atacar a especulação imobiliária.

Nesta cidade aprendemos que tem de haver habitação pública para quem tem salários baixos, mas também para as classes médias.

Bruxelas | Agricultura Urbana

Em Bruxelas há tantos projetos de agricultura urbana que já começaram a aproveitar os telhados dos prédios para plantar vegetais e frutas, até para fazer produção de peixes.

Nesta cidade aprendemos que produzir no espaço urbano, reduzir as cadeias de produção, envolver os cidadãos na produção da sua alimentação e promover uma alimentação mais saudável tem todo o sentido.

Barcelona | Uma Cidade Sem Carros

Em Barcelona, o município diz que está a acontecer a transformação mais radical e democrática desde o Eixample de Cerda no Séc. XIX. Querem ter uma cidade sem carros e por isso estão a construir super quarteirões.

Luxemburgo | Transportes Públicos Gratuitos

No Luxemburgo diz-se que foi tão grande como o dia do primeiro homem na lua, a primeira viagem à volta do mundo ou a invenção da roda. Desde o dia 1 de março de 2020 que todos os transportes públicos no Luxemburgo são gratuitos para toda a gente: quem vive ou trabalha no país e mesmo para os turistas.

Helsínquia | Casas Primeiro para as Pessoas Sem Abrigo

Em Helsínquia descobrimos porque é que o Housing First faz da Finlândia o único país da Europa onde o número de pessoas em situação de sem abrigo está a diminuir.

Nesta cidade aprendemos que em primeiro lugar deve vir a casa e que só garantindo o direito fundamental à habitação conseguimos resolver os outros problemas que as pessoas podem ter.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.