Cinco anos depois, Vampire Weekend lançam duas músicas novas

por Comunidade Cultura e Arte,    17 Fevereiro, 2024
Cinco anos depois, Vampire Weekend lançam duas músicas novas
Capa do disco “Only God Was Above Us” / DR

Depois de terem terminado meia década de expectativa com o anúncio do álbum na semana passada, Ezra Koenig, Chris Baio e Chris Tomson, os Vampire Weekend, preenchem agora esse vazio com “Capricorn” e “Gen-X Cops”, uma porção dupla dos primeiros avanços do ansiosamente aguardado Only God Was Above Us, com data de lançamento a 5 de abril. A pré-encomenda já está disponível aqui. Simultaneamente, a banda confirmou uma digressão norte-americana em grande escala. Produzido pela Live Nation, serão 39 datas que incluem alguns festivais previamente anunciados e um show já esgotado à sombra do eclipse solar em Austin Texas, entre outros.

O recém-lançado par de faixas mostra aspetos distintamente diferentes de Only God Was Above Us, enquanto se sente muito parte do mesmo todo. “Capricorn”, escrita por Ezra Koenig e produzida por Ariel Rechtstaid e Koenig, começa com uma nota enganosamente moderada, com as melodias meladas e teclas arpejadas lançando-se num refrão transcendente com um turbilhão de guitarras distorcidas e baterias vibrantes. “Gen-X Cops”, co-escrito por Koenig e Chris Tomson, e produzido por Rechtstaid, Koenig e Tomson, começa com uma guitarra frenética condizente com um título retirado de um filme de ação de Hong Kong dos anos 90, e cavalga numa batida impetuosa para um refrão de hino de “Cada geração faz o seu próprio pedido de desculpas”.

Cada uma das novas músicas é acompanhada por um novo vídeo construído em torno de imagens de Nova York por volta de 1988 pelo fotógrafo responsável pela arte do álbum Only God Was Above Us, Steven Siegel, dirigido pelo diretor criativo de longa data da Vampire Weekend, Nick Harwood. “Capricorn” é uma viagem visual à Nova York do final dos anos 80 que mostra a era sedutora e sombria da cidade – antes de partir para os atuais Vampire Weekend. “Gen-X Cops”, dirigido por Drew Pearce (The Fall Guy, Hotel Artemis, Missão: Impossível – Rogue Nation, Homem de Ferro 3), toma um caminho decididamente diferente, utilizando os arquivos de filmes que Siegel usou em 1988 e rastreando o único autêntico vagão do metro de Nova York dos anos 1970 na costa oeste. Pearce e DP Doug Emmett pesquisaram meticulosamente os padrões de luz reais dos túneis de metro da década de 1980, a fim de construir um equipamento que os emulasse, bem como fotografar “Gen-X Cops” em câmeras de 8 mm e 16 mm para garantir a máxima precisão. 

Only God Was Above Us estará disponível em 5 de abril e estará disponível digital e fisicamente em CD, vinil preto padrão, vinil claro de edição limitada na loja virtual da banda e com uma capa de álbum alternativa disponível exclusivamente em lojas independentes. Reserve aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.