Cine Clube de Viseu com sessão sobre as mulheres realizadoras do cinema português ao longo dos últimos anos

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Março, 2022
Cine Clube de Viseu com sessão sobre as mulheres realizadoras do cinema português ao longo dos últimos anos
“A Metamorfose dos Pássaros” (2021), filme de Catarina Vasconcelos

Uma sessão para “fazer pensar o cinema, escrito e posto em imagens por mulheres ao longo dos últimos anos”, pode ler-se num comunicado enviado para a nossa redação. Esta sessão/conferência, com o nome “Vanguardas e Estéticas no Cinema”, terá lugar na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) e acontecerá a 26 de Março (Sábado), pelas 14h.

Nuno Sena, professor, programador de cinema e assessor da direção da Cinemateca Portuguesa, será o convidado e falará do panorama de filmes feitos por mulheres, em Portugal, desde 2000, que de algum modo têm mitigando a sub-representação crónica das mulheres no cinema português. 

DR

Só nestes primeiros anos do século XXI, de forma mais consistente mas ainda incompleta, a sub-representação crónica das mulheres no cinema português mostrou sinais de redução através da entrada em cena de novos nomes (Susana Sousa Dias, Margarida Cardoso, Regina Pessoa, Leonor Teles, Cláudia Varejão, Catarina Vasconcelos, para referir algumas das realizadoras cujas obras serão comentadas)“, afirma Nuno Sena, que diz ainda que “Importará procurar identificar, neste universo de filmes feitos por mulheres, a eventual existência de uma saliente diferença de género na escolha dos temas, no tratamento narrativo e nas escolhas formais“, assume ainda Nuno Sena.

Nuno Sena trabalha como programador de cinema desde 1995, tendo nessa qualidade integrado o Departamento de Exposição Permanente da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema entre 1998 e 2003, o DocLisboa entre 2004 e 2006 e o IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente entre 2004 e 2019. Foi ainda professor de História e Estética do Cinema, Teoria do Cinema, Análise de Filmes e História do Documentário no Instituto Politécnico de Tomar entre 2010 e 2019.

Presentemente, Nuno Sena lecciona o módulo de Documentary History no Joint Master Docnomads da Universidade Lusófona e ainda é assessor da direção da Cinemateca Portuguesa com responsabilidade na coordenação da actividade editorial, na gestão das parcerias de programação e na formação de públicos.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados