Cineblog: um canal português do Youtube sobre cinema e televisão

por Paulo André Soares,    30 Abril, 2019
Cineblog: um canal português do Youtube sobre cinema e televisão
PUB

Os  algoritmos do Youtube sugerem-nos centenas de vídeos diariamente. E embora uma boa parte seja relacionada com o que vemos, outros parecem surgir de forma completamente aleatória. Neste sistema de “recomendados” a palha é vasta, mas, por vezes, encontramos agulhas. Foi o meu caso com o canal Cineblog, dirigido pelo cinéfilo e também argumentista de banda desenhada J.B. Martins.

O canal criado há pouco mais de um ano, parte de um blog pré-existente onde o assunto corrente é o mundo audiovisual, com o cinema em primeiro plano. Os vídeos surgem num formato ao qual já estamos habituados por alguns canais estrangeiros: com animação e narrador. Os temas surgem de perguntas recorrentes ou que o autor faz a ele próprio e também, na tentativa de desmistificar certas ideias populares frequentes.

Um dos objetivos é, de certa forma, preencher uma lacuna de informação que existe acerca do cinema e da televisão em Portugal, e não só. O conteúdo, embora dinâmico e sintético, surge de uma investigação cuidada acerca de cada tema. Assim, encontra um equilíbrio entre a profundidade de conteúdo e o entretenimento.

É neste contexto que encontramos vídeos do género: “A legendagem em Portugal: Porque é que legendamos em vez de dobrar?”; “Uma viagem pelo mundo do cinema “low costportuguês”; ou então questões mais gerais como “Hype: Como fabricar entusiasmo“.

É ótimo encontrarmos quem se esforça para criar conteúdo de qualidade, ainda mais quando este, é totalmente português.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.