Cinema de David Lynch e Margarida Cardoso na mostra Close Up de Famalicão
O cinema do realizador David Lynch e da cineasta Margarida Cardoso são dois dos pontos centrais da mostra Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão, que começa hoje nesta cidade do distrito de Braga.
De David Lynch, que morreu em janeiro, o Close-Up vai exibir seis longas-metragens, como “O homem elefante” (1980) e “Um coração selvagem” (1990), e organiza uma exposição com cartazes e fotografias de rodagem, pertencentes ao Museu de Cinema de Melgaço.
O programa dedicado ao cineasta é complementado um cine-concerto – hoje na abertura – e com uma ‘masterclass’ do músico e desenhador de som norte-americano Dean Hurley, que colaborou com Lynch.
O Close Up decorrerá até ao dia 18 em vários espaços da Casa das Artes e do Teatro Narciso Ferreira, contando igualmente com uma retrospetiva dedicada à realizadora portuguesa Margarida Cardoso, cuja filmografia se tem debruçado “de forma consistente sobre a relação de Portugal com África e com o seu passado colonial”, refere a organização.
“A Costa dos Murmúrios” (2004), “Kuxa Kanema – O Nascimento do Cinema” (2003) e “Banzo” (2024), candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, são três dos filmes escolhidos para o Close-Up, todos com a presença da realizadora.
Destaque ainda para outros dois cine-concertos, com Bruno Pernadas a musicar um filme inacabado de Orson Welles, de 1942, “It´s All True”, e com a Orquestra Sinfónica da ARTAVE a interpretar temas de vários filmes James Bond, no fecho do Close Up.
Estão previstas várias sessões para escolas, nomeadamente “Retratos Fantasmas” (2023), documentário de Kléber Mendonça Filho, e o premiado “Flow – À deriva” (2024), animação de Gints Zilbalodis.
Toda a programação da décima edição do Close Up está em closeup.pt.

