Clã, Pluto, Throes + The Shine, Mickäel de Oliveira, Lígia Soares e Miguel Bonneville no Gretua em Aveiro

por Comunidade Cultura e Arte,    19 Abril, 2022
Clã, Pluto, Throes + The Shine, Mickäel de Oliveira, Lígia Soares e Miguel Bonneville no Gretua em Aveiro
Fotografia de Joana Magalhães
PUB

Os Clã e os Pluto serão talvez as figuras centrais das propostas do Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (Gretua) para os meses de Abril a Julho, mas a agenda não fica por aí.

Para além do retorno a Aveiro de Throes + The Shine, o Gretua apresenta um calendário vasto que não abdica do Teatro, onde acolhe o recém-criado Colectivo Sabotagem e criações de Mickäel de Oliveira, Lígia Soares, Miguel Bonneville, Raquel S. e Luís Araújo, entre outros.

O quadrimestre abriu oficialmente no dia 13 de Abril, com mais uma inauguração da galeria “Ao Vidro”. Composta por várias montras existentes na cidade de Aveiro, a “galeria” existe enquanto a sugestão de um ou mais percursos pela cidade de Aveiro.

Clã / Fotografia de João Octávio Peixoto

A artista escolhida para o mês de Abril é Mariana Pita, conhecida ainda pelo seu trabalho em Éme e Moxila, a continuar um ciclo que começou com Joana Mosi e Bruno Borges, e que terminará em Maio com Sara Boiça.

Maio será talvez o mês mais significativo para aquilo que tem sido uma missão clara do Gretua: ser transversal a várias gerações e lugares de origem. “O fôlego que sobrar dos Clã, que visitarão Aveiro no dia 4, vai ser gasto em Throes + The Shine, com o mais recente single ainda debaixo do braço. Será Sábado, dia 14, e antes do trio lisboeta haverá ainda oportunidade para ver ao vivo e pela primeira vez em Portugal, ÀIYÉ, a multi instrumentista e produtora brasileira que já colaborou em diferentes capacidades com Cícero, Gilberto Gil, Chico Buarque, e bastantes mais.”, pode ler-se num comunicado do Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro.

O dia 20 será dedicado à tradição, tanto a portuguesa como a africana, e na mesma noite pode-se encontrar Bandua, que tanto furor tem feito pela imprensa portuguesa, e ainda a banda portuense Claiana.

A fechar o mês, Sábado 28, é a vez de voltar o circuito Superbock Supernova. Desta vez, os três projetos musicais propostos são: Unsafe Space Garden, Clementine e Tó Trips.

Em junho, mais propriamente no dia 2, “O Marta” actuará na primeira quinta-feira do mês. No dia 18, é a vez dos Pluto, a banda formada por Manel Cruz e Peixe, depois do final de Ornatos Violeta, subiram ao palco do Gretua.

Ainda em Junho, acontecem dois festivais: o Campus Jazz, promovido pela Universidade de Aveiro, levará o quarteto de Cláudio César Ribeiro à sala mais escondida do campus universitário; e por fim, no dia 25 de Junho, o colectivo Saliva Diva desce a Aveiro com duas propostas da respectiva label e uma banda convidada — Tiago e os Tintos e Manuel Molarinho, com O Manipulador, e Don Pie Pie.

Na área do Teatro, o Gretua continuará a receber os já tradicionais À Boca de Cena, sessões de leitura partilhada com dramaturgos, intérpretes e autores, e depois de Ricardo Correia em Abril, será a vez de Mickäel de Oliveira em Maio, Paulo Calatré em Junho e Luís Araújo em Julho. Paulo Calatré trará mais, apesar de tudo, do que um texto. Traz também a sua encenação do espectáculo “Tivessem ficado em casa, seus anormais”, de Rodrigo García, com o Colectivo Sabotagem.

Assumindo-se cada vez mais como um projecto também voltado para o território, no Gretua destacam-se ainda vários momentos: o projecto Heras, que desta feita levará Larissa Conforto e Manuel Molarinho a diferentes casas aveirenses; e cinco instalações sonoras que o grupo, em parceria com a Ao Cabo Teatro e o Teatro Aveirense, colocará um pouco por toda a cidade. Parte do projecto “Platô”, as peças sonoras poderão ser visitadas de Maio a Julho, num percurso que começará no Estádio Municipal de Aveiro, passará pelo Teatro Municipal e ainda pelo Parque Municipal. Este projecto chegará ao Porto a partir de Agosto.

As várias acções do grupo estender-se-ão, por fim, ao domínio digital, uma vez que será completada a 3.ª peça do projecto “ECOS_”, em parceria com o Teatro Aveirense, e que tem a estreia marcada para o dia 28 de Junho nas redes sociais dos respectivos espaços. Com captação e edição pelo aveirense João Garcia Neto, será uma co-criação de Mickäel de Oliveira e Lígia Soares.

Programação do Gretua

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados