“Clube de Leitores”: RTP3 lança iniciativa que pretende aproximar o público da leitura e dos autores
RTP3 lança iniciativa que pretende aproximar o público das leituras e dos seus autores. Experiências culturais que juntam livros e escritores em conversas ao vivo pelo país.
“Clube de Leitores”vai trazer conversas ao vivo à volta de um autor ou de um livro. Conduzidas por Ana Daniela Soares, será um ponto de encontro entre leitores e autores para nos falarem sobre a sua vida e obra, mas também com um olhar para a atualidade. “Sempre que uma boa oportunidade surja, a RTP3 convoca os leitores. Porque página a página construímos o mundo“, pode ler-se num comunicado da RTP.
António José Teixeira, diretor de Informação da RTP, explica-nos a importância desta iniciativa: “A RTP3 é um canal de Informação que faz uma aposta forte na Cultura. Queremos reforçá-la com novos formatos. Um deles vai centrar-se nas leituras. O livro é um vetor de conhecimento e de prazer, que merece partilha. Fazemo-lo pela televisão e nas plataformas digitais. Também queremos fazê-lo em experiências diretas e pessoais. O ‘Clube de Leitores’ vai ser uma experiência aberta de conversa entre leitores e autores. Livros e escritores ao vivo e em conversa aberta e pessoal. O primeiro encontro é em Óbidos. Outros virão”, assume o diretor.
O convidado da primeira sessão é Hector Abad Faciolince, pela reedição do seu livro “Somos o esquecimento que seremos”. Autor colombiano, vencedor de vários prémios, Faciolince estudou em Itália tendo regressado ao seu país em 1987. Nesse ano, após o assassínio do pai por paramilitares colombianos e alvo de várias ameaças de morte, decide regressar a Itália. A 27 de julho de 2023 jantava no restaurante em Kramatorsk atingido por uma bomba russa, um ataque do qual resultaram várias vítimas incluindo Victoria Amelina. Esta sessão acontece amanhã, dia 21, às 18h30, na Livraria do Mercado em Óbidos.