Coleção de arte contemporânea da Caixa Geral de Depósitos fica disponível na plataforma da Google

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Maio, 2021
Coleção de arte contemporânea da Caixa Geral de Depósitos fica disponível na plataforma da Google
PUB

A partir de hoje, 18 de maio – Dia Internacional dos Museus – a coleção de arte contemporânea da Caixa Geral de Depósitos (Coleção da CGD) está representada no Google Arts & Culture, uma plataforma digital de divulgação cultural que permite descobrir de forma virtual milhões de obras de arte, instituições e locais históricos em todo o mundo.

O livro Abrir a Caixa – obras da Colecção da Caixa Geral de Depósitos (ed. Culturgest com Delfim Sardo, 2009) é o ponto de partida para descobrir a Coleção da CGD online. Na plataforma Google Arts & Culture, será apresentado um total de cerca de 60 artistas, com imagens detalhadas e textos do curador Delfim Sardo. Uma viagem digital por algumas das obras mais relevantes da coleção, dando a conhecer parte da sua história e identidade.

As escolhas das obras e dos artistas apresentados no livro revelam uma curadoria autoral que reflete uma diversidade de técnicas – pintura, escultura, desenho, instalação, vídeo ou fotografia. Assim, é possível disponibilizar a todos os utilizadores textos e imagens das obras com grande resolução, dando a conhecer uma coleção coesa que, através de diversos pontos de vista, espelha uma contemporaneidade abrangente e inclusiva.

A disponibilização dos núcleos de obras contemplados no projeto editorial Abrir a Caixa far-se-á em dois momentos, iniciando-se esta aventura digital através dos trabalhos dos artistas: Ana Jotta, Ana Vieira, Ângelo de Sousa, António Dacosta, António Ole, Bruno Pacheco, Ernesto de Sousa, Fernanda Fragateiro, Fernando Calhau, Francisco Tropa, Hugo Canoilas, João Penalva, João Queiroz, Joaquim Bravo, Joaquim Rodrigo, Jorge Molder, Jorge Queiroz, Jorge Vieira, José Loureiro, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Lourdes Castro, Michael Biberstein, Noé Sendas, Pedro Calapez, Pedro Casqueiro, Ricardo Jacinto, Rui Chafes, Rui Sanches, Susanne Themlitz e Vítor Pomar.

O livro Abrir a Caixa – obras da Colecção da Caixa Geral de Depósitos custa €25 e pode ser adquirido aqui. A área da coleção na plataforma Google Arts & Culture pode ser visitada aqui.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados