Coliseu do Porto cria projeto para combater isolamento de maiores de 65 anos

por Lusa,    15 Outubro, 2025
Coliseu do Porto cria projeto para combater isolamento de maiores de 65 anos
Fotografia de João Octávio
PUB

O Coliseu do Porto inicia na segunda-feira um projeto social e cultural, denominado “Alquimia”, destinado à população com mais de 65 anos que habita ou frequenta o centro histórico da cidade e em risco de isolamento, foi hoje anunciado.

Da responsabilidade do Serviço Educativo do coliseu, o projeto terá a duração de 10 meses, é gratuito e inclui oficinas artísticas, visitas culturais, espaços de partilha e um coro comunitário, está aberto a pessoas de todas as idades, lê-se na informação enviada à Lusa.

As oficinas e o coro comunitário funcionarão nas instalações do coliseu, acrescentou fonte daquele equipamento cultural.

No total, os promotores contam reunir 300 participantes nas atividades trimestrais que abrangem oficinas de música, teatro, dança/movimento, desenho/pintura, escrita criativa, ‘podcast’ filosófico, fotografia e vídeo, continua o comunicado.

Coordenado por uma equipa de artistas e educadores, o objetivo é combater o isolamento crescente no centro histórico, desenvolver o sentimento de comunidade, promover o acesso à cultura e às artes, e partilhar conhecimentos, valorizando os ensinamentos que os participantes também trarão para o projeto, assinala a nota de imprensa.

O projeto terminará em julho de 2026 com um festival que promete levar o “Alquimia” à cidade, lê-se ainda.

A participação é gratuita e as inscrições encontram-se abertas online, no site dedicado ao projeto.

Fonte do coliseu referiu à Lusa estarem no terreno a tentar sensibilizar as pessoas para o projeto, com visitas a universidades sénior e centros sociais, sendo que a maior dificuldade é encontrar pessoas com esta idade a viver no centro histórico.

Outra componente importante do projeto, assinalou a fonte, é a medição de impacto na saúde mental dos participantes por parte de uma equipa independente, de modo a avaliar como a cultura pode combater o isolamento e promover o bem-estar.

O “Alquimia” é cofinanciado pelo Programa Regional NORTE 2030, com o apoio de Banco BPI e da Fundação “la Caixa”, Fundação António Oliveira e a União de Freguesias do Centro Histórico do Porto.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.