“Collective”, de Alexander Nanau, vence LUX Prémio do Público de cinema 2021
O Presidente do Parlamento, David Sassoli, atribuiu o LUX Prémio do Público 2021 ao filme Collective (ler crítica) durante uma cerimónia em Estrasburgo, na quarta-feira. O resultado final é uma combinação da classificação média do voto do público e do voto dos eurodeputados, possuindo ambas partes do júri 50% dos votos.
“Após o período que acabamos de viver, a necessidade de nos reunirmos, não só nos espaços dedicados à discussão e ao debate, mas também em lugares como as salas de cinema, é crescendo e urgente. A cultura e o cinema são expressões da vitalidade não só criativa e económica, mas sobretudo democrática, das nossas sociedades“, disse David Sassoli, durante a cerimónia de entrega do prémio que decorreu num formato híbrido.
Ao receber a distinção, o realizador e produtor romeno Alexander Nanau prestou homenagem às vítimas e aos familiares envolvidos na tragédia que inspirou seu filme, bem como à imprensa independente que revelou a situação: “Queremos combater a corrupção na Europa e queremos uma imprensa livre. As sociedades não se desenvolvem se não tivermos cultura, educação e uma imprensa livre. É o vosso dever apoiar os cidadãos, regular as despesas em cultura e educação e proteger o jornalismo.”, afirmou.
A pandemia da Covid-19 afetou seriamente a indústria criativa e cinematográfica. As projeções nas salas de cinema dos três filmes finalistas foram limitadas e, principalmente, substituídas por eventos e exibições online. Os filmes podiam ser classificados pelo público até 23 de maio e pelos eurodeputados até 8 de junho.