Começam as comemorações dos 100 anos do escritor Primo Levi

por Comunidade Cultura e Arte,    5 Julho, 2019
Começam as comemorações dos 100 anos do escritor Primo Levi

Começam em Lisboa as comemorações do centenário do nascimento do escritor Primo Levi (sabes mais do autor por aqui) nascido a 31 de Julho de 1919 em Turim, com o primeiro de uma série de iniciativas que o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e o prestigiado Festival de Teatro de Almada quiseram dedicar à memória de um dos maiores autores italianos do século XX, cujo ensinamento representa hoje um ponto de referência fundamental para a nossa sociedade.

De facto, no âmbito da 36ª Edição do Festival terá lugar um ciclo dedicado ao escritor turinês, testemunha da Shoah, que começa na Sexta-feira, dia 5 de Julho com a estreia no Teatro Municipale Joaquim Benite do espetáculo teatral “Se isto é um homem”, relato da terrível experiência que o Levi viveu no campo de extermínio nazi, encenado pela Companhia de Teatro de Almada e que, após a etapa do Festival, estará em digressão pelo país até ao final do ano com outras interessantes iniciativas.

Para a abertura do Ciclo, o Instituto Italiano de Cultura também convidou o Prof. Fabio Levi, docente de História Contemporânea no Departamento de Estudos Históricos da Universidade de Turim e diretor do Centro Internazionale di Studi Primo Levi, que no dia 9 de Julho apresentará na sede do IIC o documentário “Primo ufficio dell’uomo: I mestieri di Primo Levi”, realizado com o objetivo de repensar, através da experiência e das obras de Primo Levi, um tema crucial do nosso presente: o papel do trabalho na vida de cada indivíduo e dentro da sociedade em geral. A narração é constantemente enriquecida pelo uso de entrevistas de televisão e rádio, imagens fotográficas de repertório, breves textos, fragmentos de rádio-dramas e atos únicos realizados a partir das suas obras, percorrendo as etapas principais da formação de Levi e da sua atividade de escritor e de químico.

Além disso, no Sábado, dia 13 de Julho terá lugar o Colóquio “As palavras e o mundo na herança de Primo Levi” no qual participarão estudiosos italianos e portugueses, entre os quais o filólogo e crítico literário Giovanni Tesio, autor da última grande entrevista feita a Levi no ano do seu desaparecimento e publicada no livro “Primo Levi – Io che vi parlo – Conversazione con Giovanni Tesio” (Einaudi, 2016). Por parte italiana estará presente também a Prof.ª Martina Mengoni, filóloga e especialista de literatura italiana do século XX e, em espacial, da obra de Primo Levi.

Por parte portuguesa intervirão os professores António Martins e Ricardo Presumido, especialistas de história do Holocausto, o encenador Rogério de Carvalho, responsável da dramaturgia de “Se isto é um homem” e Esther Mucznik, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa e especialista de História e Cultura judaica.

Por fim, o Instituto Italiano de Cultura está a programar até ao final do ano a Exposição “I mondi di Primo Levi. Una strenua chiarezza”, realizada pelo Centro Internazionale di Studi Primo Levi de Turim, que percorre a pluralidade de experiências e de interesses que caraterizaram a vida e a obra do escritor turinês: da formação científica à deportação, da química enquanto ofício ao ofício de escrever.

PUB

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados