Comunidade Cultura e Arte é oficialmente um órgão de comunicação social e torna-se num projecto jornalístico
Nasceu nas redes sociais em 2014 e actualmente ocupa um espaço importante no panorama da informação e divulgação cultural em Portugal. Rui André Soares fundou o projecto e agora passa também a ocupar o cargo de director.
A Comunidade Cultura e Arte tem crescido significativamente em número de leitores, cerca de 6 milhões de acessos ao site só em 2020, e de seguidores nas redes sociais: no Facebook tem cerca de 250 mil seguidores, no Instagram 297 mil seguidores e no Twitter 54 mil seguidores. O projecto tem ainda parcerias criadas com o Fumaça, a Rewilding Portugal, Os 230 e os podcasts Ponto Final, Parágrafo, Backstage e Nuclear.
Rui André Soares, fundador e director da Comunidade Cultura e Arte, assume que o crescimento e a criação do novo Órgão de Comunicação Social é resultado da dedicação e trabalho desenvolvidos: “foram 7 anos de trabalho diário e o crescimento constante é resultado dos conteúdos que fomos produzindo”, afirma o responsável, que assume ainda que este é um passo importante para profissionalizar o projecto: “nascemos nas redes sociais, onde as pessoas passaram a estar muito tempo, e depois passámos de uma página de Facebook a um blog. Com o passar dos anos, criámos uma linha editorial e começámos a trabalhar em cima da lógica de rigor e sentido ético de um jornal digital. Este foi, portanto, um passo natural a dar para profissionalizar o projecto e assumimo-nos agora como um projecto jornalístico independente focado na Cultura.”, revela o director.
O responsável diz ainda que “o projecto é essencialmente feito por pessoas que têm um ponto em comum: a Cultura.” e acrescenta que “com o avançar dos anos percebemos também que queríamos criar um espaço que desse palco a outros assuntos que, no nosso ponto de vista, são parte da Cultura e que acrescentam informação útil aos leitores: tais como saúde mental, política, ambiente, direitos humanos ou desporto. Foi por isso que entrevistámos pessoas como o Daniel Oliveira, comentador e jornalista, o Daniel Sampaio, psiquiatra, ou o Francisco Geraldes, futebolista.”, afirma.
A Comunidade Cultura e Arte pode ser apoiada através do Patreon.