Comunidade Cultura e Arte e Trilhos da Terra, em Aveiro, iniciam parceria em 2020
O Trilhos da Terra é um espaço que promove mensalmente uma agenda formativa na área da fotografia e do vídeo com workshops em várias cidades, mas com especial incidência em Aveiro, mas também em Lisboa, Porto e Coimbra.
A Comunidade Cultura e Arte (CCA) e o Trilhos da Terra iniciam hoje uma parceria que pretende reforçar o papel de ambos os projectos como divulgadores e promotores da produção cultural em Portugal.
O Trilhos da Terra é um Espaço Cultural de Fotografia e Viagem de Aveiro, onde está montada uma Escola Informal de Fotografia e Video, uma Biblioteca do Fotógrafo e do Viajantes, uma Galeria de Fotografia de Viagem e Documental e um Estúdio Fotográfico.
“Este espaço é também um local onde se explana as nossas três paixões maiores, a viagem, a fotografia e o contacto com pessoas, com 5 anos que abriu no actual espaço, num total de 12 anos já de muitos workshops, tertúlias de viagem, documentários exibidos e muita inspiração e abraços partilhados.”, referiu Bernardo Conde, o mentor do Trilhos da Terra.
“Acabamos por assumir que a nossa missão é sobretudo inspirar as pessoas a compreenderem e a estarem melhor no mundo, trabalhando valores de pro-actividade, solidariedade, tolerância, respeito pelo planeta a partir de eventos culturais ligados à viagem, e é nesta associação de ideias que entendemos que partilhamos da mesma vontade e intenção global da Comunidade Cultura e Arte.”, afirmou ainda Bernardo Conde.
Já Rui André Soares, fundador da Comunidade Cultura e Arte (CCA), considera que é também importante passar do meio digital para o meio físico e que “os dois projectos se cruzam na forma como pensamos e trabalhamos valores importantes para a sociedade” e que a “Comunidade Cultura e Arte tem por missão chegar às pessoas, fazendo-as compreender melhor o mundo; seja através da arte, cultura, entrevistas, notícias ou opiniões” e que agora “com o Trilhos da Terra, esta divulgação, promoção, e quem sabe no futuro até realização de eventos, a CCA chegará ainda mais longe e ao mesmo tempo mais perto das pessoas que nos lêem/seguem diariamente no digital”. “Outro detalhe importante é o facto do Trilhos nos dar a possibilidade e condições de trabalho num local físico em Aveiro. A CCA nasceu perto da cidade e faz todo o sentido que a base seja na capital de distrito.”, acrescenta ainda o director da Comunidade Cultura e Arte.