“Contado por Mulheres”: Ukbar Filmes e RTP preparam nova temporada de 20 telefilmes realizados por mulheres

por Lusa,    18 Junho, 2025
“Contado por Mulheres”: Ukbar Filmes e RTP preparam nova temporada de 20 telefilmes realizados por mulheres
DR
PUB

O projeto audiovisual “Contado por Mulheres” vai ter uma nova temporada de vinte telefilmes realizados por mulheres portuguesas e inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, revelou hoje a produtora Ukbar Filmes.

A nova temporada de filmes, em preparação pela Ukbar Filmes em parceria com a estação pública RTP, foi hoje apresentada no encontro profissional Conecta Fiction & Entertainment, que termina na quinta-feira em Cuenca, Espanha.

Em informação divulgada à Lusa, a produtora indicou que os vinte telefilmes desta nova temporada vão abordar, cada um, “um tema atual e pertinente que preocupa a sociedade portuguesa e a humanidade como um todo, inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”, da ONU.

Crise na habitação, desemprego jovem, saúde mental, igualdade de género, migrações e refugiados são alguns dos temas a serem abordados nos telefilmes, entre histórias reais e ficcionadas, e a produção deverá arrancar depois do verão.

“Se na primeira e segunda temporadas fomos ao Centro e Portugal, agora é a vez e visitarmos Alentejo, Ribatejo e Norte de Portugal”, disse a produtora.

Os primeiros filmes do projeto “Contado por Mulheres” baseavam-se em obras literárias e começaram a ser exibidos na RTP em 2022.

Algumas das mulheres que assinaram os telefilmes regressam agora para uma nova temporada, entre as quais Cristina Carvalhal, Ana Cunha, Rita Barbosa e Fabiana Tavares.

A nova temporada contará também, na realização, com Lúcia Moniz, Joana Botelho, Mónica Santos, Margarida Vila-Nova, Sandra Faleiro, Francisca Alarcão e Maria João Bastos, entre outras mulheres.

A intenção, sublinhou a produtora portuguesa, é apostar “em histórias que promovam a integração das realizadoras mulheres no cada vez mais desafiante mercado de trabalho, promovendo a igualdade de oportunidades”.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.