“Contra mim”, novo livro de Valter Hugo Mãe, chega às livrarias portuguesas

por Comunidade Cultura e Arte,    12 Outubro, 2020
“Contra mim”, novo livro de Valter Hugo Mãe, chega às livrarias portuguesas
PUB

A construção da memória de uma infância à procura da beleza e da palavra. No próximo dia 15 de outubro, a Porto Editora faz chegar às livrarias de todo o país o mais recente livro de Valter Hugo Mãe, Contra mim. 

Todas as vidas, afinal, são imitação de um romance. Imitam um livro. A partir de quinze anos de textos dispersos e apontamentos, Valter Hugo Mãe revisita os primeiros anos da sua vida. Exercício de confronto com memórias distantes, como quem regressa a casa depois de prolongada ausência, esta obra é também uma procura das nossas grandes crianças, as que começámos por ser e que caducaram, partiram, tantas por ofensa, tantas apenas por esquecimento. Olhos nos olhos com a infância, o autor procura as memórias de África, das primeiras palavras, da escola e da vida em Paços de Ferreira, da descoberta da amizade e da poesia, da mudança para as Caxinas e da família. 

Num ano introspectivo, em que todos nos vimos a medo e tantos padeceram ou não resistiram, convidados a uma heroicidade que passou muito por resistir à solidão, suportar nossas próprias consciências no bocadinho de nossas casas e famílias, acabou sendo perfeito regressar a estes fragmentos, exactamente como regressar a mim sem maior desejo do que aquele de encontrar a motivação mais antiga: a de que ainda haverá beleza. 

Depois de ter publicado o romance Homens Imprudentemente Poéticos, em 2016, Valter Hugo Mãe regressa com o seu livro mais pessoal e intimista. 

A pintura que ilustra a capa de Contra mim é assinada pelo artista plástico Agostinho Santos.

Capa do livro

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados