“Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança”, de Elmano Sancho, estreia a 31 de Outubro no TAGV em Coimbra
Na nova peça de Elmano Sancho, “Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança”, o tema central é o sacrifício entendido como sinal de libertação. Neste espetáculo, o encenador, dramaturgo e ator Elmano Sancho, procura descobrir qual é o significado do sacrifício nos dias de hoje.
O antigo testamento fala-nos do sacrifício de Isaac por Abraão, em que o filho é substituído por um cordeiro depois da intervenção do anjo de Deus. Na mitologia grega, o ritual do sacrifício individual existe para salvar o coletivo. Em tempos de guerra, pragas e crises, o ato sacrificial permite salvaguardar a sobrevivência da comunidade e libertar a cidade de desgraças.
Mas, afinal, quem são as pessoas que se sacrificam? Sacrificam-se de forma voluntária ou são forçadas? E o que significa o Sacrifício, hoje, na sociedade individualista da perversão, ancorada na falsa ideologia de segurança e na ausência de comunidade? A estrutura do texto é composta por dez quadros que retratam um determinado período da história. Cada quadro representa uma conversa, silenciosa, com figuras reais ou imaginárias: Witold Pilecki (Segunda Guerra Mundial); Hebe de Bonafini (Mães de Maio); David Wojnarowizc (Epidemia do VIH/SIDA); Gaël Faye e Beata Umubyeyi Mairesse (Genicídio do Ruanda); Susan Sontag (11 de setembro de 2001); Laurent Gaudé (Atentados de Paris de 2015); Delphine Horvilleur (Conflito Israelo-Palestiniano) e Deus (atualidade).
Elmano Sancho é um ator premiado, dramaturgo e autor dos textos I Can’t Breathe (2015), Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho (2019) e a trilogia Maria, A Mãe (2020), Jesus, o Filho (2021) e José, o Pai (2022). Com uma larga experiência em palcos nacionais e internacionais, no cinema e na televisão, encenou uma dezena de peças de teatro.
Elmano Sancho partilha o palco com Custódia Gallego, Duarte Melo, Lucília Raimundo e Rafael Carvalho e o espetáculo Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança é uma coprodução da Culturgest, Loup Solitaire, Teatro Diogo Bernardes, Teatro Viriato, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Académico de Gil Vicente e Teatro Virgínia.
O espetáculo teve estreia absoluta na Culturgest (11 a 14 setembro) e seguiu com apresentações em Ponte de Lima, Viseu, Torres Novas, Famalicão, Coimbra, Aveiro e Portalegre.
Os bilhetes para a apresentação com data única no TAGV variam entre os 10 euros e 8 euros com descontos. Podem ser adquiridos on-line ou na bilheteira presencialmente (de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 20hh00 ou 1 hora antes do espetáculo).
Conteúdo patrocinado por Universidade de Coimbra.