Cova da Iria Psych Fest: uma celebração de música sem regras nem fronteiras

por Daniel Dias,    12 Maio, 2018
Cova da Iria Psych Fest: uma celebração de música sem regras nem fronteiras
PUB

O krautrock que os Minami Deutsch tocam recupera as melodias simplistas e os grooves mecânicos dos Neu! e, ao mesmo tempo, revela também apetência por explorações noise como os lendários Can. O grupo oriundo de Tóquio deixa orgulhosamente que os sons e os traços daqueles que os influenciam ecoem nas suas próprias músicas sem que isso iniba a sua criatividade. Pelo contrário: ouvi-los é como lembrar os primórdios daquele género e pensá-los à luz de uma nova geração.

O segundo álbum deste trio, With Dim Light, foi lançado no passado dia 20 de Abril sem grande fogo de artifício, mas nunca precisou de se preocupar com isso: a sua qualidade não permitiria que permanecesse fora dos nossos radares colectivos por muito tempo.

Podem ouvir-se características desses lendários Neu! na faixa de abertura “Concrete Ocean” ou em “Tunnel”, com riffs melodiosos, ritmos motorik e guitarras texturadas na base das composições, mas os Minami Deutsch também têm quase-passagens pelo shoegaze na sensacional “Tangled Yarn”. Por outro lado, “I’ve Seen a U.F.O.” atira-se ao psicadelismo e às guitarradas cheias de feedback volumoso sem pensar duas vezes e sem pedir permissão, contrastando com o mood flutuante e etéreo dos momentos do disco que estão mais voltados para o ambient (“Bitter Moon”). With Dim Light encontra força na diversidade e um trunfo na abrangência do seu espectro sonoro.

https://www.youtube.com/watch?v=PNhMiF90P-A

A banda tem celebrado o seu novo lançamento com uma pequena tour europeia, e é já neste próximo domingo (13 de Maio) que é recebida pelo Woodstock 69 Rock Bar para participar no Cova da Iria Psych Fest. Situada na Rua S. Roque da Lameira, no Porto, esta casa, que abriu em Fevereiro de 2015, é cada vez mais vista como um porto seguro para os amantes do rock e da música alternativa underground que vivem na Cidade Invicta.

Mr. Gallini também vai estar presente para ajudar às cerimónias. Bruno Monteiro, o baterista dos Stone Dead, deu início a este seu projecto a solo quando deu por si a escrever músicas que não encaixavam de forma particularmente lógica na sonoridade da sua banda principal. Lovely Demos, Vol. 1 é o primeiro momento de uma trilogia de discos que dão conta das suas influências, e que foram todos tocados, gravados e misturados inteiramente pelo próprio.

Boa música e boa disposição são uma garantia com a Cova da Iria Psych Fest no Woodstock 69. Acontece já no dia 13 e a diversão começa às 17h. Os bilhetes estão disponíveis online, mas também em lojas Fnac, Worten e CTT (6 euros em antecipação/8 euros no dia).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados