Cristèle Alves Meira e Sofia Bost: duas portuguesas à conquista do Festival de Cannes
As curtas de Cristèle Alves Meira, Invisível Herói, e de Sofia Bost, Dia de Festa, vão estar presentes na Semana da Crítica em Cannes, sendo que a primeira será exibida em sessão especial e a segunda na secção competitiva. Assim se mostra a produção nacional no Festival de Cannes que decorre de 14 a 25 de maio.
Sofia Bost estreia-se assim com a primeira curta metragem, ao passo que Cristèle Alves Meira é já repetente em Cannes, uma vez que em 2016 apresentou, precisamente na semana da Crítica, Campo de Víboras, na altura a sua segunda curta.
Dia de Festa tem produção de Uma Pedra no Sapato, de Filipa Reis e João Miller Guerra, e descreve o dia de uma mãe dedicada ao aniversário da filha. Em comunicado da produção, a realizadora descreve que “Dia de Festa observa a complexidade das relações entre mães e filhas – um tema que me interessa há muito tempo e que já tinha começado a explorar na escola de cinema. Quando li o argumento do Tiago Bastos Capitão soube logo que era o projecto certo para mim.”
Já Invisível Herói acompanha a história do invisual Duarte e a sua busca de um amigo cabo-verdiano desaparecido. Trata-se de uma co-produção franco-portuguesa, assegurada pela Fluxus Films e a Midas Filmes. De referir que Invisível Herói terá a sua estreia mundial no próximo IndieLisboa. Entretanto, Cristèle prepara a primeira longa-metragem, Bruxa.
Artigo escrito por Paulo Portugal, em parceria com Insider.pt