Curta-metragem “Ice Merchants”, de João Gonzalez, é candidata aos Prémios do Cinema Europeu

por Comunidade Cultura e Arte,    25 Novembro, 2022
Curta-metragem “Ice Merchants”, de João Gonzalez, é candidata aos Prémios do Cinema Europeu
“Ice Merchants”, de João Gonzalez
PUB

Com 34 prémios, entre os quais 9 qualificantes para os Óscares, e mais de 90 seleções oficiais de festivais de todo o mundo, o filme de João Gonzalez é um dos 5 nomeados para os Prémios do Cinema Europeu, cuja cerimónia final decorre a 10 de dezembro, na Islândia. 

A 10 de dezembro, em Reiquiavique, na Islândia, a Academia Europeia de Cinema vai anunciar os vencedores dos Prémios do Cinema Europeu (EFA). O filme “Ice Merchants”, de João Gonzalez, é um dos 5 nomeados para 2022, na categoria de Melhor Curta-Metragem. 

A curta de João Gonzalez vai competir com “Granny’s Sexual Life”, de Urška Djukic e Émilie Pigeard, “Love, Dad”, de Diana Cam Van Nguyen, “Techno, Mama”, de Saulius Baradinskas, e “Will My Parents Come to See Me”, de Mo Harawe.

A categoria de Curtas Metragens Europeias é organizada pela Academia de Cinema Europeu em colaboração com uma série de festivais de cinema de toda a Europa. Em cada um destes festivais, um júri independente apresenta a candidatura de uma curta-metragem. Desta lista final de 29 candidatos, os festivais participantes nomearam cinco filmes para o Prémio do Cinema Europeu. Os 4.400 membros da Academia do Cinema Europeu votam agora os grandes vencedores. 

Depois de, em 2020, o filme “O Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias”, de Regina Pessoa, ter merecido a nomeação para os Prémios do Cinema Europeu, “Ice Merchants” junta-se aos candidatos de 2022.

Para além da nomeação para os EFA, o filme de João Gonzalez soma 9 prémios em festivais qualificantes para os Óscares da Academia norte-americana, 34 prémios e menções especiais e mais de 90 seleções oficiais festivais de todo o mundo, um cenário já histórico no cinema português. “Algo que sempre me fascinou no cinema de animação é a liberdade que nos oferece para criar algo a partir do zero. Cenários e realidades surrealistas e bizarras que podem ser utilizados como uma ferramenta metafórica. […] Ice Merchants cobre uma história humana, sobre ligação familiar,  rituais simples e rotinas diárias, estudando-os metaforicamente como  base das relações humanas a longo prazo. […] Esteticamente, tendo  a incorporar nos meus filmes o meu interesse por sombras fortes, ângulos de câmara extremos e paletas de cores limitadas. Há também um tratamento contínuo da banda sonora do filme, que começo a trabalhar desde o início da produção. […] “Ice Merchants” é um drama familiar ambientado numa realidade impossível, trazido à vida com a colaboração da equipa de artistas mais talentosa e trabalhadora que eu poderia ter desejado.”, afirma João Gonzalez​.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.