Dançar no cinema com Greta Gerwig

por Luís Azevedo,    24 Junho, 2017
Dançar no cinema com Greta Gerwig
PUB

Existe uma qualidade, tão distinta quão rara, que apenas meia dúzia de eleitos possuem. É uma energia magnética que atrai a câmara de tal forma que, sem qualquer movimento, a lente parece aproximar-se deles. Dessa mão cheia, nenhum dança melhor que Greta Gerwig.

Quando um realizador aponta a câmara para o seu corpo esguio ou foca nas suas expressões faciais, parte da sua alma transpira para película. Mas se há uma metade que a câmara captura, a outra, a restante, teima em esconder-se na quietude. Para se revelar é preciso movimento. É preciso dança.

Greta Gerwig estudou ballet clássico, dança contemporânea e hip-hop, mas só se especializou numa área do movimento corporal: a SUA dança. Os realizadores que a dirigiram demoraram a compreender as proezas de que era capaz. Joe Swanberg precisou de quase filme e meio para perceber quão mais simples o seu trabalho se tornaria, se em vez de gravar palavras embrulhadas em saliva, pousasse a câmara, a apontasse a Gerwig e implorasse:

– “MOVE!”

Poucos foram os realizadores que voltaram a repetir o erro. Se há filme com Greta Gerwig, há filme com Greta Gerwig a dançar. O cinema agradece.

Este trabalho foi realizado para o MUBI. A maior parte dos vídeo ensaios vivem no canal Beyond the Frame.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados