Debate-Boca: religião no séc. XXI

por ESCS FM,    27 Junho, 2022
Debate-Boca: religião no séc. XXI
Basílica de São Pedro, Vaticano / Fotografia de Ariel Leek / Unsplash
PUB

O Debate-Boca é o programa de debates da rádio da Escola Superior de Comunicação Social, a ESCS FM. O debate do mês de maio teve como tema a religião no século XXI entre os jovens.

Aristóteles dizia que a espécie humana é um animal político, pois organiza-se em sociedade, criando códigos de valores e de convivência comum. Do mesmo modo, podemos dizer que o ser humano é um animal religioso, pois, dada a impossibilidade da omnisciência, necessita forçosamente de se ancorar em crenças para garantir, quanto mais não seja, a sua sobrevivência.

Nas sociedades ocidentais, segundo apontam estudos da última década, é notório o número e a percentagem decrescente de pessoas que se consideram crentes e que exercem a religião nos moldes tradicionais – através de orações, sacramentos, peregrinações, etc. Em Portugal, o cenário não é diferente. De acordo com um estudo de 2018 do Centro de Religião e Sociedade Bento XVI, 42% dos jovens portugueses (considerados dos 16 aos 29 anos), afirmaram não ter nenhuma religião.

Como encaram as novas gerações a vivência religiosa? Porque há, principalmente entre os jovens, tantas pessoas que nem sequer refletem sobre religião? Num país em que ser português é quase culturalmente equivalente a ser católico, fará sentido? Estará a crise de fé relacionada com o agravamento da saúde mental dos jovens? O que pode a instituição da Igreja Católica fazer para se renovar?

Para enquadrar e problematizar estas e outras questões juntaram-se à conversa Luísa Jacinto, do Movimento Católico de Estudantes, e João Monteiro, da Associação Ateísta Portuguesa. A moderação ficou a cargo de João Pedro Mendes, estudante da ESCS.

Depois de debater as causas e as consequências de uma geração incrédula, houve ainda tempo para atalhar sobre os perigos associados ao aproveitamento político da fé ou, por outra, da capacidade de a sentir como salvação. O passado, o presente e o futuro das religiões no Ocidente para ouvir e refletir no Debate-Boca deste mês.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados