Desenhos e poemas de Devendra Banhart em exposição inédita em Portugal
A exposição “Offering Cloud of Scattered Genitalia”, do músico e artista visual Devendra Banhart, estará patente no Museu de Serralves e vai mostrar a sua obra plástica — em particular os seus desenhos — que poderão ser vistos, pela primeira vez, em Portugal.
Devendra Banhart é um músico, poeta e artista visual internacionalmente aclamado e é considerado um dos pioneiros dos movimentos freak folk e New Weird America. Ao longo da sua carreira, fez digressões, atuou e colaborou com artistas consagrados como Vashti Bunyan, Yoko Ono, ANOHNI, Caetano Veloso, Beck, entre outros. Paralelamente a esta carreira bem-sucedida no campo da música (que o trouxe a Portugal em diversas ocasiões), o artista, que estudou no San Francisco Institute of Arts antes de se dedicar à música, iniciou uma carreira singular como artista visual em meados dos anos 2000.
Além de explorar a proximidade entre as expressões musical e visual de Devendra Banhart, a exposição integra também excertos da sua poesia, revelando o universo artístico de Banhart por inteiro.
“Devendra Banhart: Offering Cloud of Scattered Genitalia” integra o programa Projetos Contemporâneos, um ciclo de exposições do Museu de Serralves organizado com o objetivo de promover a produção artística dos nossos dias.
A exposição é organizada pela Fundação Serralves – Museu de Arte Contemporânea e tem curadoria de Philippe Vergne, diretor do Museu, e estará aberta ao público a partir de 21 de novembro. Ficará patente até 18 de maio de 2025.