DGARTES abre concurso para apoio a projetos artísticos nas periferias urbanas
Resultado de um acordo de parceria celebrado entre a DGARTES e a AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA), o concurso de Apoio Arte e Periferias Urbanas é um programa-piloto que tem o objetivo de promover o acesso à criação e fruição culturais e valorizar a interligação entre dinâmicas culturais das periferias e dos “centros”, fomentado a coesão em contexto urbano.
Neste sentido, são consideradas “periferias urbanas” as zonas que, apesar de se localizarem em contexto urbano, surgem simbólica e/ou materialmente afastadas do “centro”, ou seja, não estão integradas nas dinâmicas urbanas e, consequentemente, constituem um urgente desafio em termos de promoção da cidadania e da coesão sócio territorial.
Com uma dotação global de 500 mil euros, os projetos a apoiar receberão o montante solicitado na candidatura num intervalo financeiro entre os 25.000€ e os 50.000€. A eventual verba remanescente poderá ser atribuída para apoiar projetos que inicialmente não estão contemplados no número mínimo de apoios.
Podem ser apresentados projetos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), artes de rua e cruzamento disciplinar, que se inscrevam predominantemente no domínio da criação, edição, programação e ações estratégicas de mediação.
Os projetos devem ter a duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses e ser executados entre 1 de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2026.
Podem candidatar-se a este concurso entidades que apresentem parceria com agentes locais (profissionais ou não profissionais) localizados no território de intervenção selecionado e exerçam, a título predominante, atividades profissionais nas referidas áreas artísticas. Não podem apresentar candidaturas as entidades beneficiárias de apoio sustentado e de apoio à programação no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
A DGARTES irá promover três sessões online, nos dias 22 de abril (14h30), 4 de maio (14h30) e 8 de maio (20h30), com vista à apresentação do programa e ao esclarecimento de questões sobre o processo de candidatura.
Com o prazo de candidaturas aberto até dia 7 de junho de 2024, este concurso tem por objetivo promover o acesso à criação e fruição culturais e valorizar a interligação entre dinâmicas culturais das periferias e dos “centros”, fomentado a coesão em contexto urbano.
Links paras as sessões de esclarecimento:
Sessão de Esclarecimento #1: 22 de abril, 14h30
Sessão de Esclarecimento #2: 4 de maio, 14h30
Sessão de Esclarecimento #3: 8 de maio, 20h30