DGArtes: Procedimento simplificado de apoio a projetos abrange 142 candidaturas
A vertente de procedimento simplificado do Programa de Apoio a Projetos da Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai abranger 142 iniciativas, com uma dotação global de 690 mil euros, anunciou aquela entidade.
Em comunicado, a DGArtes realçou que vão ser apoiados 61 projetos de criação, 24 de edição, 17 de circulação nacional, 14 projetos de programação, 11 de ações estratégicas de mediação, nove de investigação e seis de formação.
Na lista de projetos apoiados, nas várias áreas artísticas, surgem nomes como o Varazim Teatro, a editora Circo de Ideias ou o Teatro da Didascália, entre muitos outros, tendo sido apresentadas mais de 400 candidaturas.
As candidaturas para esta linha de apoio abriram em outubro do ano passado, devendo os projetos ser executados entre 15 de abril deste ano e 31 de outubro de 2025.
“Como objetivos de interesse público cultural associados a este apoio, destacam-se a promoção da participação dos públicos e comunidades, a valorização da pesquisa e experimentação artísticas, a promoção da diversidade e qualificação profissional, da sustentabilidade e boas práticas ambientais, da transição digital, da articulação com outras áreas setoriais e, ainda, a promoção da diversidade e inclusão a nível étnico, cultural, social e de género, e da acessibilidade física, social e intelectual dos profissionais envolvidos e respetivos públicos”, pode ler-se no comunicado da DGArtes hoje divulgado.