DGArtes. Seis concursos do Programa de Apoio a Projetos abrem a 15 de Janeiro
Alguns concursos do Programa de Apoio a Projetos, a concretizar em 2025, da Direção-Geral das Artes (DGArtes), que deveriam ter aberto até ao final de dezembro, abrem em 15 de janeiro, anunciou hoje aquela entidade.
Seis dos concursos do Programa de Apoio a Projetos previstos na declaração anual de 2024 da DGArtes deveriam ter aberto até ao final de dezembro. Em relação a quatro a abertura está agora “prevista para 15 de janeiro”, de acordo com a DGArtes, em comunicado.
São estes os concursos de Criação, Edição e Programação de Artes Visuais (com uma dotação de 2,33 milhões de euros), de Criação, Edição e Programação de Música e Ópera (3,37 milhões de euros), de Internacionalização de Artes Performativas, Artes Visuais, Cruzamento Disciplinar e Artes de Rua (1,035 milhões de euros) e o Procedimento Simplificado das mesmas áreas artísticas (690 mil euros).
Ainda sem data prevista de abertura ficam os concursos de Criação e Edição de Circo, Dança, Teatro, Artes de Rua e Cruzamento Disciplinar (4,015 milhões de euros) e o de Programação de Circo, Dança, Teatro, Artes de Rua e Cruzamento Disciplinar, (1,910 milhões de euros).
Os valores mantêm-se inalterados face aos concursos que abriram em 2023.
As estruturas representativas das artes têm alertado diversas vezes para o subfinanciamento dos concursos da DGArtes no programa de apoio a projetos.
Quando no ano passado foram revelados os resultados dos concursos de Apoio de a Projetos 2023, dezenas voltaram a ficar sem apoio, embora as candidaturas reunissem a pontuação necessária.
De acordo com o teor dos avisos de abertura, publicados pela DGArtes em 23 de dezembro, os projetos que vierem a ser aprovados por estes concursos devem ser concretizados entre 01 de setembro de 2025 e 31 de dezembro de 2026. No caso da Internacionalização, o prazo estende-se até 28 de fevereiro de 2027.