Dias do Cinema LUX começam este mês na Madeira. “Quo Vadis, Aida?” é o primeiro filme a ser exibido de forma gratuita

por Comunidade Cultura e Arte,    20 Março, 2022
Dias do Cinema LUX começam este mês na Madeira. “Quo Vadis, Aida?” é o primeiro filme a ser exibido de forma gratuita
“Quo Vadis, Aida?”, filme de Jasmila Žbanić

A iniciativa Dias do Cinema LUX decorre de 25 de março a 23 de maio de 2022, com a exibição dos três filmes nomeados (“Flee – A Fuga”, “Great Freedom” (Grosse Freiheit) e “Quo Vadis, Aida?”), legendados nas 24 línguas oficiais da UE, em todos os países da União Europeia.

Em Portugal, os Dias do Cinema LUX arrancam no Funchal, Madeira, com uma sessão de cinema de entrada livre e gratuita, a 25 Março, 6ª feira, pelas 19h00, no cinema NOS – Fórum Madeira, do filme “Quo Vadis, Aida?”.

Além disso, a Semana do Público LUX, com início a 28 de março de 2022, apresentará os filmes nomeados em exibições simultâneas em várias cidades da UE, seguidas de uma sessão de perguntas e respostas com um ou dois representantes do filme (realizador, ator, por exemplo).

O público pode votar no seu filme nomeado preferido para vencedor do LUX Prémio do Público de 2022. Ao votar, os participantes têm a oportunidade de assistir à cerimónia de entrega do LUX Prémio do Público, que tem lugar em 8 de junho de 2022, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

O LUX – Prémio Europeu do Público para o Cinema (abreviado: LUX Prémio do Público) foi criado em 2020 e é atribuído, anualmente, pelo Parlamento Europeu e pela European Film Academy, em parceria com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas. O prémio baseia-se no antigo Prémio LUX, o prémio de cinema do Parlamento Europeu criado em 2007 como símbolo do empenho do Parlamento Europeu na cultura, e no People’s Choice Award atribuído pela European Film Academy. Continua a construir pontes em toda a Europa — um dos objetivos do Prémio LUX —, divulgando filmes que abordam temáticas transversais ao debate público europeu. O prémio visa reforçar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espetadores europeus a tornarem-se protagonistas ativos votando nos seus filmes favoritos.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados