Doclisboa e Cinema Ideal organizam programa de solidariedade com o povo ucraniano e celebram o seu cinema e a sua história

por Comunidade Cultura e Arte,    15 Março, 2022
Doclisboa e Cinema Ideal organizam programa de solidariedade com o povo ucraniano e celebram o seu cinema e a sua história
“Donbass” (2018), de Sergei Loznitsa 
PUB

Face à gravidade da crise humanitária vivida actualmente na Ucrânia, na sequência da invasão militar russa, o Doclisboa e o Cinema Ideal alteram a programação do 6.doc e organizam agora um programa de solidariedade com o povo ucraniano, celebrando o seu cinema e a sua história.

“Localizada na Ucrânia, Donbass é uma região fulcral do conflito russo-ucraniano. O realizador Sergei Loznitsa parte deste conflito para nos mostrar o lado absurdo e violento da guerra. Por um lado, Loznitsa conta-nos pequenas histórias sobre os pequenos poderes e sobre os homens que se alimentam deles. Mas, por outro, a violência da guerra irrompe, subitamente, no ecrã, colocando em causa a nossa própria humanidade.”

Sinopse de “Donbass” (2018), filme de Sergei Loznitsa

Entre 24 e 30 de Março, o programa especial A Ucrânia no 6.doc, apresenta os filmes “Donbass” (2018), de Sergei Loznitsa (vencedor do Prémio para Melhor Realização na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2018) e “The Earth is Blue as an Orange” (2020), de Iryna Tsilyk (vencedor do Prémio para Melhor Realização na categoria de “World Cinema Documentary” no Festival de Sundance 2020). Loznitsa mostra uma reflexão sobre o horror da guerra, tão violenta quanto absurda. Em “The Earth is Blue as an Orange”, os afectos familiares e a feitura de um filme são fundamentais à sobrevivência.

“Em “The Earth is Blue as an Orange”, o delicado filme da realizadora e poeta ucraniana Iryna Tsilyk, observamos de perto o quotidiano de uma mãe e das suas quatro filhas em Donbass, em que as acompanhamos no processo de construção de um filme assombrado pelos ecos da guerra que se desenrola no exterior. É neste violento contexto que Tsilyk nos traz um comovente retrato de amor e resiliência, um reduto de uma “vida normal”.”

Sinopse de “The Earth is Blue as an Orange” (2020), filme de Iryna Tsilyk 

As receitas de bilheteira reverterão a favor da Associação Ukrainian Refugees UAPT, que presta auxílio no acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal e na recolha e envio de produtos e bens essenciais.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados